O trem republicano que ligará as cidades de Itu e Salto (SP) começará a operar no dia 19 de dezembro. O anúncio foi feito após encontro entre os prefeitos das duas cidades na quarta-feira (18).
O trem turístico partirá de Itu, cidade considerada o berço da República, e percorrerá cerca de sete quilômetros até chegar a Salto. Uma locomotiva de 1952 e um vagão de passageiros com capacidade para 56 pessoas, que estão sendo restauradso já estão na garagem do Trem Republicano, em Itu (SP).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto foi criado em 2005 com a promessa de movimentar o turismo entre as duas cidades, mas paralisações nas obras atrasaram a execução. Por conta da interrupção nas obras, parte do prédio da estação de Salto foi pichada por vândalos.
O Trem Republicano contará com três vagões, totalizando 132 lugares, e terá espaço para pets. A operação terá dois horários de segunda a quinta-feira, três horários às sextas-feiras e domingos e quatro horários aos sábados. Às sextas e sábados, um dos horários será noturno, explica Adonai Arruda, presidente da concessionária.
O trem turístico tem como objetivo resgatar a cultura e estimular a economia regional, conforme conta a representante da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Protur), Maria Sofia Pacho.
O Trem Republicano atrairá turistas para o passeio e, por consequência, acabam consumindo alimentos e procurando outros lugares para visitar. Isso trará desenvolvimento para cada um dos empreendimentos ligados ao trem turístico, finaliza.
Seja o primeiro a comentar