Justiça mantém decisão que atribui ao município restauração de estação ferroviária em Poços de Caldas, MG

Justiça mantém decisão que atribui ao município restauração de estação ferroviária em Poços de Caldas - Foto: Lara Cristina/G1

A Justiça Federal manteve uma decisão de 1ª instância que atribuiu ao município de Poços de Caldas (MG) a responsabilidade pela fiscalização e pela restauração da Estação Ferroviária da Mogyana. A decisão foi divulgada no último dia 11 de novembro.

A 5ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu, por unanimidade, manteve uma decisão judicial de 2018, que foi tomada a partir de denúncia do Ministério Público Federal. A ação teve início em 2012.

O MPF alegou que o imóvel era usado de forma inadequada, como para a realização de eventos, festas, uso para estacionamento de veículos, entre outras condutas que pudessem lesar o patrimônio, como os eventos de carnaval daquele ano.

A Estação Mogyana, que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal, foi tombada em 1993. Portanto, com a decisão do Tribunal Regional, o município de Poços de Caldas vai ter que elaborar um plano de restauração do espaço.

É uma ação que teve início em 2012, o município não pretende recorrer dessa decisão, pois a enxergamos com ótimos olhos, até porque a Estação Mogyana, mais conhecida como Fepasa, é um imóvel da União cedido ao município, ela carece de melhorias na sua infraestrutura, nós estamos até em um projeto da iniciativa privada buscando que a contrapartida seja investida na Fepasa, mas o município sendo notificado, temos um prazo de 10 meses, no início de 2021 vamos abrir o processo licitatório e nesse processo a empresa que venha a vencer dentro do projeto da restauração do piso, nós iremos cumprir dentro do prazo de 10 meses, é uma ação que teve origem em 2012, mas vamos cumprir porque vai ser uma coisa que vai ser boa para este local, disse o secretário de governo, Celso Donato.

Ainda segundo o secretário, eventos que possam prejudicar a estrutura do local serão proibidos.

Eventos que evitem tapar a fachada da Fepasa, eles não ocorrerão, até mesmo visando preservar, a única coisa que vai continuar é a decoração de Natal que a cada ano vem ficando cada vez mais bonita ainda na Fepasa e restaurando o piso e conforme eu falei, nessa parceria da contrapartida com a iniciativa privada de uma obra aqui do Casarão Condes Prates, caso venha a prosperar, será totalmente revitalizada, esse é o desejo do próximo mandato do prefeito Sérgio Azevedo, completou o secretário de governo.

Na decisão de 2018, a Justiça determina que o município elabore e execute em um prazo de 10 meses o projeto de restauração do piso de ladrilho hidráulico do pátio da estação, sob pena de multa de até R$ 30 mil.

Atualmente a Estação Fepasa abriga a Secretaria Municipal de Turismo com o Centro de Informações Turísticas e também a sede da Guarda Municipal.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/12/01/justica-mantem-decisao-que-atribui-ao-municipio-restauracao-de-estacao-ferroviaria-em-pocos-de-caldas-mg.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*