Procurador junto ao TCU representa contra R$ 2,2 bilhões na Ferrogrão

Divulgação/Ministério do Planejamento

Poder 360 – O subprocurador-geral junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Lucas Furtado, entrou com uma representação nesta 4ª feira (20.jan.2021) contra a destinação de R$ 2,2 bilhões em recursos federais à disposição do futuro concessionário da ferrovia batizada de Ferrogrão.

O dinheiro, segundo a representação, ficaria à disposição da concessionária como garantia contra riscos não gerenciáveis do empreendimento, em detrimento da expansão ferroviária da região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Para Furtado, a ação do governo federal privilegia interesse de grupos, prejudica o desenvolvimento de região que se provou promissora e agrava as desigualdades regionais. Por isso não está de acordo com o objetivo de desenvolvimento do dinheiro público.

Dessa forma, ele pede que o empreendimento seja reavaliado tendo em vista o risco de se tratar de erro estratégico grosseiro, caracterizado por flagrante ineficiência no que diz respeito ao propósito de fomentar o agronegócio no Brasil.

Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/procurador-junto-ao-tcu-representa-contra-r-22-bilhoes-na-ferrograo/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*