Diário do Transporte – O modelo foi adquirido pela CPTM em 1998, fará parte de oito lotes e atendeu a Linha 10-Turquesa até 2019, quando foi substituído pelos trens das séries 7000 e 7500, mas alguns trens do modelo 2100 ainda circulam pela linha, atendendo o Expresso 10.
Também serão leiloados mais trens da série 1700. Serão sete lotes com composições do modelo que prestou serviço na Linha 7-Rubi entre 1987 e 2019, era conhecido como um dos mais rápidos da época e tinha o espaço interno como um dos principais diferenciais.
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Como mostrou o Diário do Transporte, unidades do modelo foram oferecidas em 2020 em leilão.
O leilão deve ocorrer em 26 de fevereiro de 2021 e a estimativa é de arrecadação de cerca de R$ 10 milhões.
De acordo com comunicado da CPTM à imprensa nesta quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021, também serão leiloados lotes grandes com diversas peças, como dormentes, trilhos e outros tipos de sucata, destinados ao mesmo público-alvo.
O leilão acontecerá por meio do site www.siteleiloes.com.br .
Os interessados em participar, sejam pessoas físicas ou jurídicas, devem estar cadastrados no site do leilão.
Na nota, o gerente da GOL (Gerência de Logística), Leandro Capergiani Moreira, disse que ano passado, a CPTM arrecadou cerca de R$ 16,7 milhões nos três leilões realizados. Em 2019, foram R$ 5,2 milhões com a venda de sucata.
“O leilão de peças inservíveis permite a Companhia recuperar parte do investimento, gera benefício ambiental e abre espaço para outros materiais do ciclo de substituição” explicou.
Para este ano, a CPTM diz que manterá a prática com 15 lotes com carros ferroviários unitários com lance mínimo de R$ 43.592,00 cada lote.
Além de as composições serem interessantes para colecionadores e associações de preservação da memória ferroviária, podem ser oportunidades de negócios.
Em diversos países, é comum que carros (vagões) se tornem restaurantes, lanchonetes ou lojas de lembranças. No Brasil, apesar de algumas experiências, a prática não é tão habitual.
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