Governo de SP inicia em 60 dias obras de ampliação do complexo da Estação Vila Prudente do Metrô

Doria durante assinatura de autorizo para obra de ampliação da estação Vila Prudente do Metrô Foto: Governo de São Paulo

Estadão – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 9, a ampliação do complexo da Estação Vila Prudente do Metrô, das Linhas 2-Verde e 15-Prata. As obras serão iniciadas em 60 dias, com duração de 30 meses. Ao custo de R$ 54 milhões de investimento, o projeto contará com mais escadas rolantes, novos sanitários, aumento dos espaços de circulação e criação de espaço comercial. A demanda diária de passageiros neste trecho que hoje é de 55 mil, deverá passar para 89 mil.

Também no anúncio, o secretário dos Transportes Metropolitanos (STM), Alexandre Baldy, afirmou que as obras serão iniciadas em dois meses, mas o prazo de 30 meses se inicia imediatamente. Assinada a ordem de serviço, o prazo de 30 meses começa a valer, mas lembrando que a elaboração dos projetos levará até 60 dias para que a obra se inicie, disse.

Agora, com a ampliação do complexo da Estação Vila Prudente, vamos aumentar a conexão da zona leste com a Avenida Paulista e com a ramificação para todo o complexo de mobilidade que o Metrô e a CPTM permitem no uso do sistema público de transporte, afirmou o governador.

Ainda segundo a STM, será elaborado um projeto executivo, seguido de obras para comportar o aumento da demanda de passageiros previsto com a ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos – já em obras no trecho até Penha – e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes – em licitação para o trecho até a Jacu-Pêssego.

Na área da estação da Linha 2, que é subterrânea, serão instaladas mais quatro escadas rolantes – duas em cada plataforma. Para isso, as salas técnicas com equipamentos de ventilação serão remanejadas. Além disso, novos sanitários com cabines acessíveis serão construídos na área da integração, possibilitando a desativação dos atuais que estão no mezanino para aumentar a área de passagem.

Também será feita a ampliação da entrada da Rua Cavour, com uma escada maior e rampa para facilitar a acessibilidade, além do aumento da iluminação. A área da estação Vila Prudente que recebe os trens do monotrilho da Linha 15-Prata também terá a iluminação do mezanino reforçada.

Os trabalhos serão realizados pelo Consórcio Sinalta Robmark, que vai iniciar a elaboração do projeto executivo e depois dar início ao andamento das obras, que estão previstas para começarem no segundo trimestre deste ano.

Leitos de UTI para a covid-19 Ainda durante o anúncio da ampliação do complexo da Estação Vila Prudente do Metrô, das Linhas 2-Verde e 15-Prata, o governador João Doria (PSDB) afirmou que aguarda manifestação do Ministério da Saúde sobre reabilitação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) para o Estado de São Paulo.

Recentemente, Doria acusou o Ministério da Saúde de impor ao governo do estado o fechamento de 3.258 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes internados com covid-19.  

Estamos com medida judicial pronta. Não havendo manifestação do Ministério da Saúde até as 18 horas desta terça-feira, São Paulo ingressará nesta quarta-feira, 10, no Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir que os leitos de UTI sejam reabilitados para o Estado de São Paulo. Acredito que este seja o mesmo procedimento a ser adotado por outros Estados, disse.

O Ministério da Saúde alega que não tem mais recursos. No entanto, segundo Doria, não é novidade que a habilitação de leitos tenha prazo definido e determinado. O que é surpresa é a falta de planejamento e controle sobre a manutenção desses leitos de UTI nos Estados brasileiros. Sem UTI, você não consegue salvar vidas, você escolhe aquelas vidas que podem prosseguir na existência e aquelas que, por falta de atendimento na UTI, vão a óbito, afirmou.

Sobre vacinas, o governador de São Paulo lembrou que nesta quarta-feira chegará mais um lote da China do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), substância usada para a produção da vacina da covid-19.

Somente nessas duas semanas, são 16 milhões e 400 mil doses da vacina do Butantan. De cada dez pessoas vacinadas, 9 estão recebendo a vacina do Butantan, graças aos nossos esforços. No entanto, precisamos de mais vacinas. A vacina de Oxford, que será fabricada pela Fiocruz, a Sputnik, a Moderna e da Pfizer. Ou seja, todas as que possam ter homologação e autorização da Anvisa são necessárias para imunizar os brasileiros, afirmou Doria.

Fonte: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,governo-de-sp-inicia-em-60-dias-obras-de-ampliacao-do-complexo-da-estacao-vila-prudente-do-metro,70003610651

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*