O Globo – A Canadian Pacific Railway anunciou neste domingo a compra da Kansas City Southern por US$ 25 bilhões em um acordo em dinheiro e ações para criar a primeira rede ferroviária conectando os Estados Unidos, México e Canadá.
Em comunicado conjunto, as empresas informaram que os acionistas da Kansas City Southern receberão 0,489 de uma ação da Canadian Pacific e US $ 90 em dinheiro para cada ação ordinária da KCS detida.
O negócio, que tem um valor empresarial de US$ 29 bilhões incluindo dívidas, avalia Kansas City Southern em US$ 275 por ação, representando um prêmio de 23% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira de US$ 224,16.
“Esta transação será transformadora para a América do Norte, proporcionando impactos positivos significativos para nossos respectivos funcionários, clientes, comunidades e acionistas”, disse o presidente-executivo da Canadian Pacific, Keith Creel, em comunicado. “Isso criará a primeira ferrovia EUA-México-Canadá.”
Creel continuará a atuar como CEO da empresa combinada, que terá sede em Calgary, disse o comunicado.
O negócio surge em meio às expectativas de uma recuperação no comércio EUA-México depois que Joe Biden substituiu Donald Trump como presidente dos EUA.
O conselho da Kansas City Southern aprovou a oferta e as duas empresas informaram ao Conselho de Transporte de Superfície dos EUA, cuja aprovação será necessária para o negócio.
A Canadian Pacific, sediada em Calgary, é a segunda operadora ferroviária do Canadá, atrás da Canadian National Railway, com um valor de mercado de US$ 50,6 bilhões.
Ela possui e opera uma ferrovia de carga transcontinental no Canadá e nos Estados Unidos. O transporte de grãos é o maior impulsionador da receita da empresa, respondendo por cerca de 58% da receita a granel e cerca de 24% da receita total de frete em 2020.
A Kansas City Southern tem operações ferroviárias domésticas e internacionais na América do Norte, com foco no corredor de frete norte / sul, que conecta os mercados comerciais e industriais do centro dos Estados Unidos com as cidades industriais do México.
As tentativas das operadoras de ferrovias canadenses de comprar empresas ferroviárias dos EUA tiveram sucesso limitado devido a preocupações antitruste.
A última tentativa da Canadian Pacific de expandir seus negócios nos Estados Unidos veio depois depois de uma oferta hostil de aquisição de US$ 28,4 bilhões pela Norfolk Southern, em abril de 2016. As negociações de fusão da Canadian Pacific com a CSX Corp, que possui uma grande rede no leste dos Estados Unidos, já haviam fracassado em 2014.
Uma oferta da Canadian National Railway, a maior ferrovia do país, para comprar a Burlington Northern Santa Fe, de propriedade de Warren Buffett, também foi bloqueada pelas autoridades antitruste dos EUA em 1999-2000.
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