VLI e Hidrovias do Brasil anunciam parceria para a Ferrogrão

A VLI e a Hidrovias do Brasil S.A anunciaram uma parceria para avaliação técnica conjunta da Ferrogrão. O acordo foi formalizado por meio de um memorando de entendimento. O objetivo, segundo a VLI, é unir a expertise das duas empresas e buscar parceiro investidor para atuação conjunta no prosseguimento do projeto da ferrovia, que pretende ligar Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA) em 933 km de extensão.

A VLI atua próximo à região por meio do tramo Centro-Norte da Ferrovia Norte-Sul, onde, segundo a empresa, o crescimento acumulado foi de cerca de 90% nos volumes transportados nos últimos cinco anos. Nesse período, a VLI diz ter investido R$ 1 bilhão no corredor, em melhorias de via e material rodante. Já a Hidrovias do Brasil está presente no Arco Norte realizando serviço de logística integrada para transportes de granéis sólidos com foco em navegação fluvial.

A capacidade da Hidrovias do Brasil no corredor Norte é atualmente representada pela estação de Transbordo de Carga (ETC) de Miritituba (PA), o Terminal de Uso Privado (TUP) de Barcarena (PA) e uma frota própria de empurradores e barcaças utilizadas para movimentação de produtos. Em 2020, o volume transportado no corredor Norte chegou a 6,3 milhões de toneladas, crescimento de 46% quando comparado ao ano anterior, de acordo com a companhia.

Em entrevista para a Revista Ferroviária publicada em março deste ano, o presidente da VLI, Ernesto Pousada, já tinha esboçado o interesse da empresa no projeto. “Não decidimos ainda se vamos participar dos leilões da Ferrogrão e da Fico, apesar de afirmar que esses dois projetos nos interessam bastante e estamos fazendo uma análise profunda deles, para que possamos ter um melhor entendimento e na hora certa tomar a decisão”, afirmou.

Pousada disse que a VLI estava considerando a participação no leilão da Ferrogrão por meio de um consórcio “dado o tamanho e a relevância do projeto”. Já a Fico é outra que pode interessar, embora ainda não tenha edital nem data. “A VLI é um player relevante do setor ferroviário. Várias dessas concessões de uma maneira ou de outra se conectam conosco”, comentou Pousada.

O executivo ressaltou também que a região do Arco Norte está mais próxima do destino da carga do agro exportada pelo país, o que contribui para um menor custo logístico total para o cliente, proporcionando também redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

Para o CEO da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino, a Ferrogrão é um projeto fundamental para o Brasil. “Estamos discutindo um projeto transformador para a competitividade do agronegócio brasileiro e também para as empresas que hoje atuam nessa região do país. O nosso sistema logístico hidroviário no Arco Norte complementa o projeto da Ferrogrão, fazendo com que a carga chegue aos portos de exportação com custos cada vez mais competitivos”, disse o executivo.

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