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Diário do Transporte – O cronograma de obras para a construção de um People Mover (sistema visualmente parecido com monotrilho) para ligar a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os terminais 1,2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve ser finalmente apresentado em 14 de junho.
A estimativa foi anunciada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, em entrevista a portais de mobilidade, entre os quais o Diário do Transporte, nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021.
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“No dia 14 de junho nós teremos uma nova reunião entre o governador João Doria, o pessoal da GRU Airport (concessionária do aeroporto, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e TCU (Tribunal de Contas da União), todos os que estiveram na última reunião, e deveremos ter novidades e, acredito eu, que um cronograma sobre início efetivo das obras e implantação, que é de responsabilidade da concessionária GRU Airport, para que a gente possa dar essa notícia já bem atrasada à população do Estado de São Paulo” – disse Baldy.
Em fevereiro deste ano, o Instituto de Engenharia (IE), ao lado de outras entidades do setor de transporte, enviou um documento para o Ministério da Infraestrutura cobrando uma maior agilidade para início das obras deste transporte, demonstrando uma preocupação com os atrasos e aumento nos custos da obra.
Ivan Whately, diretor de Engenharia do IE, destaca que a força do Relatório Técnico elaborado e encaminhado ao Ministério da Infraestrutura, à Secretaria Nacional de Aviação e ao TCU foi decisiva. “A nossa reivindicação foi assinada pelo presidente do Instituto, Eduardo Lafraia, e endossada pelos presidentes das entidades do setor: SIMEFRE, ALAF, ANTP, AEAMESP e ABIFER”, afirma Ivan.
Doria tinha anunciado em 28 de maio de 2019 que a linha 13 Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos seria ligada aos terminais por meio de um meio de transporte que tem semelhança com o “monotrilho”. Trata-se de um APM – Automated People Mover. Este tipo de sistema, que conta com guias laterais e condução autônoma, é habitualmente usado em pequenas distâncias e demandas restritas.
Atualmente, quem desembarca dos trens é transportado por ônibus cedidos pela concessionária do aeroporto GRU Airport.
As obras começariam em setembro de 2019 e, pela promessa inicial, deveriam ter sido entregues em maio de 2021
A extensão será de 2,6 km com ambas vias acessadas simultaneamente pelos passageiros. Serão quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3). O tempo de trajeto será de seis minutos, de acordo com o anúncio.
Os investimentos devem ser da concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU Airport, e serão abatidos da outorga de concessão.
Ainda não consegui entender, por que não foi permitido a CPTM chegar até os terminais do Aeroporto.