Furto de grampos que prendem trilhos da Supervia no chão aumenta e prejudica circulação de trens

Furtos de grampos de trilhos da Supervia atrapalham circulação dos trens
Furtos de grampos de trilhos da Supervia atrapalham circulação dos trens. Reprodução: TV Globo

G1 – O número de registros de furtos de grampos de fixação dos trilhos da Supervia, de janeiro a maio deste ano, já é o dobro dos casos de todo o ano passado.

De 1º de janeiro até a última 26 de maio deste ano foram registrados 12 furtos no sistema ferroviário, totalizando 2.381 grampos retirados dos trilhos. Em todo ano de 2020 foram seis ocorrências, com 1.602 grampos roubados.

Segundo a Supervia, a peça é fundamental para a operação, pois serve para fixar os trilhos nos dormentes. A retirada da peça pode deixar a linha férrea vulnerável e colocar a circulação de trens em risco.

Por medida de segurança e como consequência do furto, os trens passam a circular com velocidade reduzida na região, até que novos grampos sejam instalados. Em casos mais graves, quando peças são furtadas em sequência, dormente por dormente, a circulação precisa ser interrompida para evitar descarrilamentos.

Técnicos e agentes da Supervia identificam a ausência das peças em vistorias diárias realizadas em todo o sistema. E a reposição dos grampos de fixação é realizada imediatamente. Na quinta-feira (27), moradores do entorno da estação Maracanã, na Zona Norte do Rio, fizeram imagens homens tentando furtar uma estrutura de metal próxima à linha férrea. Os quatro homens usaram uma escada e uma corda para tentar derrubar parte da estrutura, na altura da Rua São Francisco Xavier.

Há três semanas, os moradores também registraram o furto de uma barra de metal no mesmo local. A Supervia informa que os agentes de controle da empresa não têm poder de polícia. Eles realizam rondas em ações preventivas e acionam os órgãos competentes sempre que necessário. De acordo com o contrato de concessão, a Segurança Pública é uma atribuição do governo do estado, através do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer).

A Polícia Militar informa através de nota que o GPFer atua nos mais de 270 quilômetros e cem estações da malha ferroviária. Nos primeiros quatro meses deste ano houve um aumento de 44% do número de prisões em relação ao primeiro quadrimestre de 2020. Só em abril, este número ultrapassou em 128% as prisões efetuadas em em abril do ano passado.

Em relação ao furto de grampos registrado na quarta-feira, a PM informa que dois suspeitos foram detidos com 85 grampos de fixação de trilhos.

Quanto a furto de fios e cabos, modalidades mais combatidas pela equipe do GPFer, a PM diz que são considerados crimes de oportunidade, quando o criminoso espera uma brecha no policiamento para agir. E que os furtos na maior parte das vezes são cometidos por indivíduos em situação de vulnerabilidade e sem paradeiro fixo, o que torna o flagrante fundamental para a prisão.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/06/01/furto-de-grampos-que-prendem-trilhos-da-supervia-no-chao-aumenta-e-prejudica-circulacao-de-trens.ghtml

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*