G1 – A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou ao G1, nesta quarta-feira (2), que o projeto executivo da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente, no litoral de São Paulo, terá início até outubro. A etapa ligará as áreas Insular e Continental do município, com 7,5 km de extensão e quatro estações.
Por meio de nota, a EMTU explicou que estão em análise técnica as propostas para contratação do projeto executivo da terceira fase do VLT, entre as estações Barreiros e Samaritá. Duas empresas apresentaram propostas, e o projeto executivo terá início até outubro, consequentemente, a execução das próximas fases.
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Após a assinatura do contrato, o prazo de conclusão das obras é de 30 meses, conforme informa o governo estadual. Em relação à segunda fase, a EMTU afirma que deverá estar concluída totalmente no início de 2023, já sendo iniciada a operação no último trimestre de 2022. As obras da segunda etapa do VLT já foram iniciadas e contemplam o trecho entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. Essa fase consiste em 8 km de extensão e 14 estações com acessibilidade.
3ª fase do VLT
O Governo do Estado autorizou a licitação da 3ª fase do VLT no dia 24 de novembro de 2020, após reunião entre os secretários estaduais de Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Regional, Alexandre Baldy e Marco Vinholi. Em dezembro, publicou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada para a elaboração dos projetos executivos da 3ª fase de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos.
O terceiro trecho do VLT terá 7,5 km de extensão. O projeto levará o equipamento de Barreiros (Área Insular) até o Samaritá (Área Continental), e prevê quatro estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá, além de três subestações de energia e um pátio de manobras.
Com a finalização das obras da 3ª etapa, o VLT contará, no total, com 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos. O VLT também terá baldeação com os ônibus municipais em ambas as regiões. O projeto ajudará no transporte de cerca de 130 mil moradores da Área Continental de São Vicente.
Boa tadre esse VLT entre Santos e Sã Vicente em minha opinião deveria se extender até Praia Grande pois deveria utilizar a faixa de dominio da antiga empresa ferroviaria Sorocabana (Ramal de Cajati) que esta abandonado desde a falenicia da Brasil Ferrovias que foi incoporada pela tal ALL que abandomou ainda mais o trecho todo entre Samarita – Cajati hoje e posse da \União Federal qndo a FEPASA foi entregue por conta de dividas em acerto…. Esticando o VLT auxiliaria em muito a população que sofre muito em seus deslocamentos para a cidade polo de Santos.SDS Paulo ROBERTO