Ferrovias da Zona da Mata poderão ser exploradas pela iniciativa privada

Imagem de arquivo mostra trem em Sapucaia (RJ); o mesmo passa pela cidade de Além Paraíba (MG) que está na lista do Governo de MG — Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação
Imagem de arquivo mostra trem em Sapucaia (RJ); o mesmo passa pela cidade de Além Paraíba (MG) que está na lista do Governo de MG — Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação

G1 – Cinco trechos que passam por municípios da Zona da Mata poderão ser explorados pela iniciativa privada. A informação foi divulgada no início do mês após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assinar um decreto para transferir à iniciativa privada a administração de 19 ferrovias do Estado.

De acordo com o Governo de Minas, a expectativa é atrair R$ 26,7 bilhões para o setor. Além disso, a exploração de linhas de menor extensão, conhecidas como “shortlines”, pode gerar mais de 370 mil empregos.

O decreto regulamenta a Lei nº 23.748/2020 que prevê um plano estadual de transporte ferroviário. Conforme o Estado, a previsão é que as empresas interessadas poderão assinar contratos com validade de 25 a 99 anos.

Veja os trechos:

Turismo
Caparaó – Espera Feliz
Cataguases – Além Paraíba
Viçosa – Cajuri

Regional:
Mariana – Além Paraíba

Cargas:
Miguel Burnier – Ponte Nova – Ubá – Muriaé

Malha ferroviária em MG

A malha ferroviária do estado é a maior do país, com 5 mil quilômetros de extensão, o que corresponde a 16,3% das ferrovias do país. Ela passa por 180 dos 853 municípios mineiros.

Destes 5 mil quilômetros, 1.500 estão abandonados ou desativados, de acordo com estudos feitos para a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF-MG).

Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/06/20/ferrovias-da-zona-da-mata-poderao-ser-exploradas-pela-iniciativa-privada.ghtml

2 Comentários

  1. Ufa!!! Até que enfim a iniciativa privada vai investir nas ferrovias. Imaginem um dia toda a população desfrutar de um trem de alta velocidade cruzando o país de ponta a ponta???

  2. Que ótima notícia! Parabéns ao pessoal do Amigos do Trem pela luta incansável. Esse ramal jamais deveria ter sido abandonado pela FCA. A bauxita agora é transportada por caminhões, destruindo a BR-116 e causando acidentes. Antes era pela ferrovia. Vá entender o Brasil.

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