Fitch Rebaixa Rating da 2ª Emissão de Debêntures da SuperVia Para ‘D(bra)’

Fitch Ratings – A Fitch Ratings rebaixou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo da segunda emissão de debêntures da Supervia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. (SuperVia) para ‘D(bra)’, de ‘C(bra)’. A emissão, no montante de BRL300 milhões, tem vencimento em novembro de 2026.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
O rebaixamento do rating da segunda emissão de debêntures da Supervia para ‘D(bra)’ reflete o pedido de Recuperação Judicial (RJ) da companhia, solicitado em 7 de junho, e aceito pela Justiça em 13 de junho, o que configura a possibilidade de declaração de vencimento antecipado da emissão. O pedido de RJ reflete a frustração na recuperação no número de passageiros nos últimos meses, aliado ao alto custo de operação e manutenção do ativo, o que impactou severamente a capacidade de geração de caixa da empresa para pagamento das obrigações. De janeiro a maio de 2021, a SuperVia apresentou volume de passageiros pagantes equivalente a 54% do total registrado no mesmo período em 2019.

A SuperVia realiza transporte ferroviário utilizado para o deslocamento suburbano. Apresenta moderada elasticidade-preço da demanda e suas tarifas são reajustadas de acordo com a inflação acumulada. As debêntures são seniores e pari passu ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão totalmente amortizadas até o seu vencimento. A operação possui covenants adequados, além de conta reserva de serviço da dívida de seis meses.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS
Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Não esperado a curto prazo.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Não se aplica, uma vez que o rating já se encontra no nível mais baixo da escala de rating da Fitch.

EMISSÃO
A segunda emissão de debêntures faz parte dos recursos para a implementação do plano de investimentos previsto nos aditivos oito e nove ao contrato de concessão, que estabeleceram investimentos no montante de BRL2,4 bilhões (com data-base em outubro de 2010), com obrigações tanto da SuperVia quanto do poder concedente. A emissão compartilha todas as garantias reais com o financiamento obtido junto ao BNDES, no valor original de BRL1,636 bilhão, tendo sido liberado BRL1,066 bilhão.

PERFIL DE CRÉDITO
Constituída em 1998, a SuperVia detém, até 2048, os direitos e obrigações decorrentes da concessão para a prestação de serviços de transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Com uma malha ferroviária de 270 km, distribuída em oito ramais e em 102 estações, a rede ferroviária abrange a capital, Rio de Janeiro, e 11 municípios de sua região metropolitana.

RESUMO DO PERFIL DE CRÉDITO
Em 2020, a SuperVia apresentou um volume de passageiros pagantes equivalente a 60% do volume de 2019. Apesar de apresentar receitas em linha com a queda de passageiros (BRL439 milhões em 2020), o EBITDA ajustado da SuperVia foi de apenas BRL10 milhões, o que demonstra a incapacidade de o projeto cumprir suas obrigações financeiras. Com base em 31 de dezembro de 2020, a SuperVia apresentou caixa consolidado de BRL36 milhões, frente a um endividamento total de BRL901 milhões, e serviço da dívida anual esperado para 2021 de, aproximadamente, BRL129 milhões.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da SuperVia.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 4 de novembro de 2014.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 15 de julho de 2020.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em ‘www.fitchratings.com/brasil’.

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com’ e em ‘www.fitchratings.com/brasil’.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:

— Metodologia de Rating para Infraestrutura e Financiamento de Projetos (24 de março de 2020).

— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020).

Fonte: https://www.fitchratings.com/research/pt/infrastructure-project-finance/fitch-downgrades-supervia-s-2nd-issuance-rating-to-d-bra-17-06-2021

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