Operações na barragem Xingu da Vale continuam suspensas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Valor Econômico – A Vale comunicou ao mercado há pouco que o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona de inundação da barragem Xingu continuam suspensos.

De acordo com a companhia, a medida respeita termo de interdição da Superintendência Regional do Trabalho (SRT). Está permitido, “mediante rigoroso protocolo de segurança”, a entrada de trabalhadores das atividades de estabilização da estrutura e de implementação do trem não tripulado.

A Vale afirma que, após a interdição, deu início aos testes de trens com carga reduzida. O trem deve percorrer um trecho de 16 quilômetros por meio de sistema de controle automático de aceleração e frenagem. A expectativa da Vale é de que a usina de Timbopeba seja capaz de manter a operação entre 80% e 100% de sua capacidade após o fim da implementação.

A Barragem Xingu permanece em nível 2 de emergência, sem “risco iminente de ruptura”, após visita técnica realizada ontem pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura está incluída no plano de descaracterização de barragens da companhia.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/06/16/operacoes-na-barragem-xingu-da-vale-continuam-suspensas.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*