Alstom entregará 36 trens para as linhas 8 e 9 da CTPM, em SP

Foto: Antoine Antoniol/Bloomberg

Valor Econômico – A fabricante de trens Alstom entregará 36 composições de oito vagões para as linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A companhia foi selecionada pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas por 30 anos.
Segundo a Alstom, a nova frota será composta pelo mesmo modelo que já opera nas linhas 12 e 13 da CTPM e por consumir menos energia, consequentemente, é mais eficiente em termos energéticos. A capacidade dos trens é de 2,6 mil passageiros e terá espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As composições contarão com tecnologias como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, além de sistemas de detecção e extinção de incêndios.

A Alstom não informou quando os novos trens serão entregues.

“Estamos satisfeitos que a ViaMobilidade tenha escolhido a Alstom para fabricar os novos trens. Isso reforça a posição da Alstom como provedora de mobilidade global com soluções inovadoras, que são calibradas para as necessidades de cada cliente”, disse Pierre Bercaire, diretor executivo da Alstom Brasil, em comunicado.

Segundo dados divulgados antes da pandemia de covid-19, os trens das linhas 8 e 9 transportam mais de um milhão de passageiros por dia.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/20/alstom-entregara-36-trens-para-as-linhas-8-e-9-da-ctpm-em-sp.ghtml

1 Comentário

  1. A especificação técnica destas 36 novas composições, deveria ser atualizada a largura para no mínimo 3,3m semelhante a serie 7000 que atualmente trafega em várias linhas da CPTM, segundo levantamento pelo Jean Carlos do blog Metrô CPTM a fim de minimizar o estribo conforme ilustrado na foto acima da composição que leva o nº 9028 o que impacta na maior capacidade de lotação dos trens, e principalmente na redução do vão entre as carruagens e a plataforma e ajustar o vão com relação as plataformas e se adequar a Norma que dispõe da acessibilidade e ergonomia em trens urbanos é a NBR-14021 da ABNT, e no item: 5.6.4 – Vão e desnível entre o trem e a plataforma 10 cm no máximo (horizontal) e 8 cm no máximo de desnível (vertical), e minimizar o uso de estribo.

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