A Tribuna Mato Grosso – A primeira ferrovia estadual em Mato Grosso deve passar por Primavera do Leste e, assim, ajudar a aumentar a capacidade de escoamento da produção agrícola da região. Conforme antecipado pelo A TRIBUNA, o edital para o chamamento público foi lançado nesta semana pelo Governo do Estado durante uma cerimônia em Cuiabá. O prefeito de Primavera, Leonardo Bortolin, esteve presente no evento que marca o processo visando a construção da ferrovia.
O prefeito de Primavera do Leste também destacou que o investimento em novas ferrovias é necessário para oferecer estrutura logística e fazer com que a região se torne ainda mais atrativa para a instalação de novas indústrias. “A capacidade de escoamento não é importante apenas para o escoamento das riquezas da produção agrícola, mas, principalmente, para a indústria da transformação que está em constante expansão em nosso estado, assim também como as grandes redes de lojas que são ancoras do comércio”, ressalta Léo Bortolin.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto histórico para o estado fará a interligação Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional, além do trecho que irá passar por Primavera do Leste e Campo Verde.
O investimento de R$ 12 bilhões que vai ajudar a desafogar as rodovias e gerar mais de 235 mil empregos com a instalação de novas indústrias no estado. Os custos logísticos dos produtores também devem cair, uma vez que o frete ferroviário reduziu mais de 35% nos últimos cinco anos.
Seja o primeiro a comentar