Valor Econômico – A Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), uma das quatro empresas que formam o Consórcio Tegram, responsável pelas operações de grãos em Itaqui, acaba de fechar contratos de longo prazo que garantirão o escoamento de mais de 3 milhões de toneladas para exportação pelo porto maranhense até 2025.
Segundo Marcos Pepe Bertoni, diretor de operações da CLI, foram firmados contratos individuais com três das quatro grandes tradings do agro conhecidas como “ABCD” – as americanas ADM, Bunge e Cargill, além da francesa Louis Dreyfus Company (LDC). Pepe preferiu não revelar qual das “ABCD” não está na lista.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com o executivo, desse volume garantido a ser escoado até 2025, a soja deverá representar entre 60% e 70%, e o milho responderá pela fatia restante. Os contratos assinados não estabelecem fatias específicas para cada grão.
Helcio Tokeshi, diretor e sócio da gestora IG4 Capital, que controla a CLI, os acordos de longo prazo, estão em linha com a estratégia de aproveitar o fato de o terminal da empresa em Itaqui ser “bandeira branca” – ou seja, sem tradings entre seus sócios.
E, conforme Pepe, os volumes contratados conferem liquidez ao Tegram, o que é importante para atrair novas cargas. Pelo lote 3 do Tegram, administrado pela CLI, foram exportadas 2 milhões de toneladas de soja no primeiro semestre deste anos, ante 1,5 milhão no mesmo período de 2020. Com o reforço do milho neste segundo semestre, o volume deverá atingir 3 milhões em 2021, quase 10% a mais do que no ano passado.
No Tegram como um todo, contando os volumes das demais operadoras (Glencore, Terminal Corredor Norte e ALZ Terminais Portuários), a expectativa é de escoamento da ordem de 9 milhões de toneladas em 2021 – já foram 7 milhões de janeiro a junho.
Seja o primeiro a comentar