Diário do Transporte – A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM assinou contrato no valor de R$ 158 milhões para o prolongamento da linha 13-Jade para a Barra Funda. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses.
O Extrato do Contrato, assinado com o Consórcio Telar – Gros – Sprail Linha 13, está publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 10 de agosto de 2021.
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O Consórcio é composto pelas empresas Telar Engenharia e Comércio S.A., Gros Engenharia Eireli e Sprail Serviços Ferroviários Ltda.
A concorrência engloba prestação de serviços de engenharia especializada para a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de rede aérea de tração, sinalização/SCT, suprimento de energia de tração e via permanente para a extensão da linha 13 – Jade, trecho Luz – Barra Funda da CPTM.
Com a extensão, a estimativa é ampliar a demanda e integrações com a linha que hoje é considerada de “baixo movimento”
Levando em conta os serviços e a ligação principal, a linha vai da Estação da Luz até as proximidades do Aeroporto Internacional na cidade de Guarulhos, na região metropolitana.
Apesar de o movimento de passageiros ter crescido, sem considerar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a demanda, a linha ainda não tem todo o potencial explorado.
Como mostrou o Diário do Transporte em 23 de julho de 2020, o Governo do Estado de São Paulo revelou ter planos de levar a Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, utilizando verba disponibilizada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
O crédito do BNDES é de R$ 380 milhões e, com a medida, a CPTM faz uma tentativa de aumentar a demanda de passageiros da linha, baixa mesmo antes dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Outra medida para atrair passageiros foi a modificação do serviço Expresso Aeroporto, que, em 01º de dezembro de 2020, passou a ter partidas de hora em hora da Estação da Luz e teve a tarifa reduzida de R$ 8,80 para R$ 4,40.
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