Nova ferrovia em SC entre Oeste e portos terá projeto contratado pelo Estado

Nova ferrovia em SC foi discutida em reunião na Casa D'Agronômica (Foto: Divulgação)
Nova ferrovia em SC foi discutida em reunião na Casa D'Agronômica (Foto: Divulgação)

NSC Total – Uma reunião na manhã desta quarta-feira na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, definiu prioridades de infraestrutura do governo do Estado. Entre elas está a contratação de um projeto de engenharia de uma nova ferrovia em Santa Catarina. A proposta prevê a interligação entre o Extremo-Oeste catarinense e os portos.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, a ideia faz parte das propostas pensando no Estado para 2035. De acordo com ele, como não houve avanço no governo federal dessa ideia, o governo estadual fará a contratação do projeto.

A ideia é que a estrutura sirva para o escoamento da produção do Oeste para a região portuária catarinense.

Outras demandas

Também foram definidos no encontro que teve a presença do governador Carlos Moisés outros pontos de investimento. São eles: gás natural canalizado para atender indústrias do Oeste, recursos para recuperar rodovias estaduais e a manutenção da proposta dos recursos de R$ 350 milhões para as estradas federais pelo menos até 17 de agosto, que haverá uma audiência pública sobre o assunto.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/nova-ferrovia-em-sc-entre-oeste-e-portos-tera-projeto-contratado-pelo

4 Comentários

  1. Boa Tarde!!

    Pois é a velha história da tal Ferrovia do Frango, ou Ferrovia Leste -Oeste volte e meia recussita do ALÉM…e um novela tipo Mexicana!. Continuam teimando…Quero ver o investidor que vai aparecer para arrematar esse Projeto da forma que até o momento foi posta ao mercado.Um investimento por baixo na faixa entre 18 a 22 Bilhões de reais.A insisteência nessa ferrovia que desde decada de 80 até o momento nunca saoi do papel e uma teimosia essa,gastam gastam R$ em estudos a cada novo Governo que assume.Tudo seria MUITO mais barato é em conta modernizar as ferrovias(Linhas) já existentes a exemplo:
    1)- Construção de um ramal ferroviário entre Araguari até Itajai, so nessa obra poderia ligar dois Portos os de Navegantes, e Itajai, utilizando a faixa litorânea ou faixa de dominio de rodovias federais da região, o terreno é praticamente plano bastando so desviar das atuais cidades pois assim daria agilidade as futuras composições,
    2)- Adequadação e melhorias no trecho de ferrovia já existe entre Porto de São Francosco do Sul até cidade de Mafra, onde há exite o entroncamento com o TPS-Tronco Principal Sul que liga a Região Sul do País com região Sudoeste e Centro Oeste, com possibilidade de atinguir a região Nordeste tudo em bitola metrica que já está construido. Agora tamabém há possibilidade de integração na cidade de Sumaré/SP com a Malha Paulista em bitola larga dano acesso aos trechos da Ferrovia Norte Sul na cidade de Estrela do Oeste/SP onde é possivel adentrar nos trechos Ferrovia Norte Sul chegando-se até o Porto de Itaqui no Maranhão,
    3)-Reativaçao/melhorias do trecho ferroviário hoje abandonado pela Rumo Logistica entre Mafra a Porto União da Vitória são 241+160 Km de ferrovia praticamente em linha reta com rampa máxima de 0,80% curvas com 120,76 metros que poderiam ser alargadas,
    4)-Reativação/melhorias,adequações de cortes e curvas no trecho entre Porto União da Vitória até Capínzal/SC ou Marcelino Ramos podendo ser extentida a Passo Fundo,conhecido hoje como ferrovia do Contestado,com temos principais caracteristicas da via Rampa máxima de 1,3% e raio minimo das curvas em 97,42 metros com 373km sendo que com melhorias em sua via permanete seria possível com as técnicas atuais a REDUÇÃO CONSIDERAVEL DE CURVAS HOJE EXISTENTES que são totalmente desnecessárias hoje ,desta forma melhorando os cortes e aterros. Tamabém havia a possibilidade se se construir uma ligação entre LOCALIDADE DE MOANTE cASTELO (A BEIRA DO TPS) poderia se atinguir a região de Caçador ou Rio das Antas fazendo ai a conexão com a parte sul da ferrovia do Contestado,projeto esse estudado pela SUDESUL no final de 1878 inicio de 1980, a epoca não avançou por total falta de empenho e de recursos devido a crise monetária da epoca.Ao largo dessa ferrovias está instalado muitas indístrias da região do meio Oeste Catarinense, também está instalado uma das maiores unidades da BRF (Perdigão e Sadia) abatedouro de aves e suinos da América do Sul e muitas industrias de base e manufaturadas, situação essa hoje em dia totalemnet diferente do tempo quando a extinta RFFSA operava todos os trechos citados.
    Nesse trecho na altura de Herval D’Oeste ou Piratuba poderia-se construir um ramal que passaria por Chapecó e atingiria-se a cidade de Dionisio Siqueira na divisa com a Argentina,sendo que a região de influência desse futuro ramal chegarioa até a região Nordeste do vizinho Estado do Rio Grande do Sul.
    Desta forma deixo minhas considerações pois somos um PAÍS que tem que valorizar e melhorar e adicionar em muitas ocasiões a infraestrutura existe. Lembrando que a região do Vale do Rio do Peixe (Meio Oeste Catarinense tem uma ferrovia hoje porém abandonada é isso causa um enorme problema de logistica que AUMENTA em muito o custo de insumos principalmente das agroindustrias da região….Penso que tudo deve ser reaproveitado,atualizado,mordenizado pois é uma forma de economia e energia.
    Penso que tudo o que descrevi (resumidamente aqui) com TODAS adequações e melhorias custaria muito , mais MUITO MENOS no momante de recursos que a nova ferrovia que teimam em construir, pois não levam em conta o tipo de terreno que vão encontrar, que vai exigir grandes obras de engenharia, ateros, tunéis, contornos mas cidades que hoje ocupam a regiãolitoranêa,vale do Rio Itajai, subida da serra para atinguir o planalto etc…É muito mais barato arrumar,adequar o que já existe e somente construir a exten são para atinguir a região do extremo Oeste Catarinense. (Dionisio Siqueira). Abraço a todos.
    Paulo R. Stradiotto

    • Exato!! Caro Engº Ricardo Miranda como disse em meu comentário a cada Governo que entra fazem Estudos e mais Estudos e a malha ferroviária existe(Leia-se trecho Mafra -Porto União da Vitória-Marcelino Ramos), que com melhorias e adequações poderia contribuir em muito para melhora CONSIDERAVEL da logistica da Região do Meio oeste Catarinse,custando MUITO MENOS do que essa tal nova ligação que teimam em cosntruir só um detalhe essa ferrovia do Frango passaria logo do maior frigorifico de abatedouro de aves çlocalizado na cidade de Capinzal….. Saudações do Komando OKH..

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