CPTM prepara novo edital de concessão das estações Estudantes, Jundiapeba e Mogi; antigo projeto não recebeu propostas

Modernização da estação da CPTM de Mogi das Cruzes ocorre desde 2013. — Foto: Maiara Barbosa/G1
Modernização da estação da CPTM de Mogi das Cruzes ocorre desde 2013. — Foto: Maiara Barbosa/G1

G1 – A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou que prepara um novo edital de concessão de exploração comercial das estações de trem Estudantes, Jundiapeba e Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral da CPTM, para posterior publicação.

No começo do ano, a CPTM havia divulgado a concessão das três estações em um mesmo lote, em que o vencedor teria o direito à exploração comercial de áreas, compreendendo a ampliação, construção, administração e manutenção destes locais. No entanto, segundo a companhia, o edital não recebeu propostas.

Em agosto de 2020, a CPTM divulgou a contratação de uma empresa para o desenvolvimento de um anteprojeto para a reforma e ampliação das três estações da Linha 11-Coral. Segundo a CPTM, esse projeto é usado como base para os editais.

“A companhia reafirma sua intenção em buscar parceria com a iniciativa privada para que eles participem investindo nas estações e ambientes que são viáveis”, destacou em nota nesta semana.

Mogi das Cruzes
O projeto de modernização da estação Mogi das Cruzes se arrasta desde 2013, quando técnicos da prefeitura e da companhia concluíram o estudo de construção da nova estação, que incluía ainda a abertura dos túneis no Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, etapa já entregue pela administração municipal.

Em 2019, a CPTM informou que desde 2014 aguardava recursos prometidos pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, para a reconstrução da estação Mogi das Cruzes, e somente em dezembro de 2016, a União descartou o envio da verba.

Neste meio tempo, o Ministério Público recomendou a acessibilidade nas estações da companhia. Diante da negativa do Governo Federal sobre o repasse, a CPTM realizou as obras de acessibilidade nas estações do Alto Tietê, com a implantação de itens como rampas, piso tátil e sanitário exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/09/27/cptm-prepara-novo-edital-de-concessao-das-estacoes-estudantes-jundiapeba-e-mogi-antigo-projeto-nao-recebeu-propostas.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*