Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Valor Econômico – Exportadores do agronegócio e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniram-se com o governo federal hoje (22/9) em Brasília para debater soluções para os gargalos no comércio marítimo, que têm afetado a competitividade do setor.

O encontro foi com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Gustavo Ene, e outros membros da Pasta. Conforme noticiou o Valor no fim de agosto, havia uma insatisfação dos exportadores com a falta de diálogo com o governo.

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a reunião teve como objetivo sinalizar os impactos econômicos e sociais que os entraves logísticos têm causado ao país e “buscar soluções, em sinergia com o governo federal, para mitigar a crise emergencial e encontrar caminhos para os médio e longo prazos”.

O Cecafé reforçou os impactos do entrave logístico nas suas exportações. Entre maio e agosto, aproximadamente 3,5 milhões de sacas de café deixaram de ser embarcadas, o que impediu o ingresso de receita de cerca de US$ 500 milhões.

Além do Cecafé, participaram do encontro a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Fonte: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/09/22/exportadores-do-agro-e-governo-discutem-apagao-portuario.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*