Agência Minas – O governador Romeu Zema e outros líderes estaduais que compõem o Fórum Nacional de Governadores se reuniram nesta quinta-feira (2/9), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir temas de relevância nacional e estadual, ampliar o diálogo com a União e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa da democracia e buscar a melhoria do ambiente institucional.
Zema tratou de pautas específicas de interesse do estado e do país, como a relacionada às autorizações ferroviárias que o Congresso está debatendo atualmente. Na segunda-feira (30/8), o governo federal publicou medida provisória que visa facilitar a exploração, pela iniciativa privada, de trechos curtos, expandindo a malha ferroviária para melhorar a infraestrutura de transporte de cargas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Muito provavelmente a medida provisória será aperfeiçoada e referendada pelo Congresso. Isso para Minas, que tem maior malha ferroviária do país, é fundamental. Outro ponto importante é a maior segurança jurídica. Minas tem diversos projetos de infraestrutura”, explicou.
Vacinação
Outro assunto debatido foi o avanço da vacinação contra a covid-19. “Estamos caminhando para uma nova etapa e é necessário que o governo federal continue conduzindo esse processo para que não haja uma corrida ou um leilão de vacina. Estados e municípios com pouca condição financeira ficariam relegados a segundo plano, por exemplo”, disse.
Democracia
O exercício da democracia também foi um dos assuntos discutidos. “Democracia é algo inegociável. É uma necessidade de todos os poderes terem humildade para fazer uma autocrítica”, afirmou o governador.
Rodrigo Pacheco também afirmou que a democracia é um ativo nacional. “Precisamos de um ambiente propício para termos uma evolução do nosso país, para podermos construir uma sociedade mais justa, igualitária e melhor. Essa preocupação dos governadores, sem enfrentar e sem agredir, é muito bem recebida pelo Senado. Precisamos respeitar as divergências na busca pelo consenso”, enfatizou.
Durante o encontro, foi tratada também diversas pautas legislativas de impacto econômico-financeiro nos estados junto ao Congresso Nacional e o Poder Judiciário, como a PEC dos Precatórios e a correção da tabela do Imposto de Renda.
Seja o primeiro a comentar