Liminar pede a volta dos trens entre Santos e Cajati, no litoral Sul de São Paulo

Foto: Jornal Bem-Te-Vi
Foto: Jornal Bem-Te-Vi

Via Trolebus – Uma ferrovia com cerca de 200 quilômetros que margeia o litoral sul, parte da região de Registro até a cidade de Santos. O eixo de transporte está há pelo menos 18 anos desativado.

De acordo com o jornal “A Tribuna“, uma liminar pede que a ferrovia que liga a Baixada Santista e o Vale do Ribeiro, em São Paulo, concedida em 2015, seja retomada. O Ministério Público Federal pediu a justiça a volta do serviço. Em 2015 a justiça determinou que a então ALL – América do Sul Logística retomasse o trecho, ou pelo menos deixasse os trilhos operacionais.

O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.

Já a concessionária Rumo, que herdou a ferrovia, deve devolver o trecho após levantamento de ativos e passivos, que será realizado no ano que vem.

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2021/11/liminar-pede-a-volta-dos-trens-entre-santos-e-cajati-no-litoral-sul-de-sao-paulo/

1 Comentário

  1. Esses são os absurdos cometidos no passado com nossas ferrovias. É um trecho que tem sim aporte para carga e passageiros e uma linha geograficamente bem localizada, bem traçada. O Brasil vive gargalos de transporte graças ao descaso e à preferência pelo transporte rodoviário que hoje vemos não ser o melhor modal. Ferrovia sempre será melhor.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*