Rádio Itatiaia (MG) – A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) prorrogou até o dia 27 de dezembro a consulta pública para colher sugestões sobre a concessão das linhas 1 e 2 do metrô de Belo Horizonte. O prazo terminaria nesta sexta-feira (10), mas foi adiado pela pasta. A nova data foi publicada no Minas Gerais, o Diário Oficial do Estado. A consulta pública é uma fase do projeto em que os interessados poderão enviar propostas de melhorias e alterações sobre os estudos e os documentos.
Além disso, está prevista uma audiência pública para o dia 23 de dezembro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto é estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e conduzido em parceria entre o Governo de Minas e o governo federal. Consta na proposta, a modernização e a ampliação da Linha 1, além da conclusão da construção da Linha 2. A empresa que assumir a concessão vai poder operar o serviço do metrô por um período de 30 anos.
Ampliação
Sobre a ampliação da Linha 1, que hoje liga o Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, à estação Vilarinho, em Venda Nova, está prevista a construção de mais 1 quilômetro até a estação Nova Eldorado, também em Contagem.
Com relação à Linha 2, as obras foram paralisadas em 2004, mas compreendem o trecho entre o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. O trajeto tem cerca de 10 quilômetros de extensão e prevê a construção de sete estações. As Linhas 1 e 2 se conectam na estação Nova Suíça.
De acordo com a previsão do Governo de Minas, a nova linha vai atender, diretamente, a região do Barreiro e região Oeste e, indiretamente, os municípios Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho e Contagem. As duas linhas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.
Recursos
Os investimentos para modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte devem ficar em R$ 3,2 bilhões – sendo R$ 2,8 bilhões do governo federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas. Este recurso está incluído no acordo firmado com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Seja o primeiro a comentar