G1 – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na manhã desta quinta-feira (16) que a obra da Linha 6- Laranja do Metrô vai ser finalizada e entregue em outubro de 2025.
Doria acompanhou nesta manhã o início da operação do equipamento conhecido como “tatuzão”, que será usado nas escavações do túnel no trecho sentido sul, entre as estações Santa Marina e São Joaquim, da Linha 6-Laranja do Metrô. A roda de corte ou tuneladora foi batizada de “Maria Leopoldina”, em homenagem a imperatriz brasileira que teve papel fundamental na independência do país.
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Questionado se a obra realmente ficará pronta no prazo previsto, já que as todas obras iniciadas por governos tucanos nas últimas décadas atrasaram e algumas ainda não foram entregues depois de 7 anos da promessa, como a Linha 17-Ouro, Doria disse que ele garante a conclusão.
“A garantia sou eu, que é o governo do estado de São Paulo. Nós construímos uma parceria uma bem fundamentada, muito bem estruturada com a Acciona com a estrutura de governo, com a área financeira, com a área de orçamento, com a área de engenharia, com a área de supervisão direta do Metrô. E a Acciona é a maior empresa de trilhos de Metrô do mundo, ela é maior que as empresas chinesas. Ela conhece os sobressaltos até de ordem climática”, afirmou.
Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central. Quando finalizada, deve atender 630 mil passageiros por dia.
Histórico
A construção da linha estava parada desde 2016, quando o consórcio responsável alegou que não poderia dar continuidade por falta de dinheiro. Elas foram retomadas em outubro de 2020.
O traçado completo é composto pelas seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
O trecho fará a integração com a linha 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.
A obra da Linha 6-Laranja é tocada pela empresa ACCIONA por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo de SP. Após a conclusão, a ACCIONA terá o direito de operar a linha por 19 anos. O valor da obra é de R$ 15 bilhões.
Tatuzão
A tuneladora que percorrerá o trecho sul, chamada de ‘tatuzão’ pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia. São necessárias 45 pessoas para operar a máquina.
O tatuzação começa a percorrer a Ventilação e Saída de Emergência(VSE) Tietê e a escavação chegará até a Avenida Senador Felício dos Santos, logo após a estação São Joaquim, no bairro da Liberdade. A partir desse poço central, o tatuzão percorrerá dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo.
O tatuzão possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares, segundo o Metrô.
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