Renovação de concessão ou escolha de novo operador da ferrovia Malha Sul deverá ser definida até 2023

Comitiva do Ministério da Infraestrutura participou de reunião com empresários na Fiergs Dudu Leal,Fiergs / Divulgação
Comitiva do Ministério da Infraestrutura participou de reunião com empresários na Fiergs Dudu Leal,Fiergs / Divulgação

Gaúcha ZH – Até o final de 2022 ou início de 2023, um novo operador ou a renovação antecipada estará aprovada para o trecho ferroviário da Malha Sul, atualmente controlado pela empresa Rumo. O trecho atravessa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com extensão de 7.223 quilômetros e investimento total de R$ 10 bilhões da iniciativa privada.

A informação foi repassada pelo secretário nacional de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, que esteve em Porto Alegre, nesta quarta-feira (8), para participar de reunião-almoço com empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) sobre o setor logístico e a malha ferroviária. Costa representou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não pode comparecer por determinação médica.

Segundo o secretário, o contrato atual de concessão possui 30 anos de duração e teve início em março de 1997. Mas uma cláusula prevê que o mesmo poderá ser prorrogado uma vez por até 30 anos.

Costa observou que 61% de tudo que é transportado no Brasil é feito por via rodoviária, e que outros modais como a ferrovia e a cabotagem precisam ser destravados. O secretário lembrou que o Brasil possui apenas 29 mil quilômetros de malha ferroviária, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, são 280 mil quilômetros.

O presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, mencionou a importância dos avanços na área logística para a indústria gaúcha. Segundo Petry, uma infraestrutura moderna adequada possibilita a competitividade mundial.

— Nas ferrovias, também observamos com atenção as iniciativas do Ministério da Infraestrutura e o programa Pro Trilhos, com previsão inicial de R$ 100 bilhões em investimentos privados neste modal — afirmou Petry.

Além de Costa, a comitiva do Ministério da Infraestrutura contou ainda com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni, a diretora de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Karoline Lemos, e o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro.

Pelo governo do Estado, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza, estiveram presentes. O diretor de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, representou o presidente Carlos Valter Martins Pedro.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2021/12/renovacao-de-concessao-ou-escolha-de-novo-operador-da-ferrovia-malha-sul-devera-ser-definida-ate-2023-ckwxyuaqr0015014c7zmifaj7.html

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