Redução de frota
Levantamento da RF mostra que número total de TUEs no Brasil decresceu em relação a 2020
A frota brasileira de TUEs (Trens Unidade Elétrica) sofreu redução de oito unidades em 2021. O levantamento feito pela Revista Ferroviária, em outubro, contabilizou 911 composições contra 917 no mesmo mês do ano passado. A frota de carros, no entanto, apresentou leve aumento, passando de 4.960 para 4.964 unidades. CPTM, SuperVia, Trens Urbanos de Salvador, Metrô de São Paulo e ViaMobilidade foram as operadoras que tiveram mudanças na tabela comparativa 2020/2021.
A CPTM acrescentou à frota seis trens da série 2500, fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, concluindo o número de unidades encomendadas para a Linha 13-Jade (8). Por outro lado, aposentou dois trens da série 2100, que estão em processo de sucateamento e seguirão para leilão, segundo afirmou a companhia. Vale informar que a quantidade de trens ativos e inativos de 2020 foi revisada pela empresa na tabela deste ano, resultando numa pequena diferença em relação ao que foi divulgado na edição da RF de setembro/outubro 2020.
Dos cinco trens da CPTM que estão inativos, dois da série 7000 serão transferidos para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à CCR. Um trem da série 8000 está em reparo pela CAF, com previsão de entrega ainda em 2021. Um da série 2070 aguarda contratação de serviços e deverá ser devolvido à frota em 2022; e outro da série 3000 precisa de reparos no sistema de tração e não tem previsão de entrega.
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