O papel da liderança no enfrentamento da maior crise financeira do setor metroviário

Artigo vencedor da categoria 02 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
Autores: Mariana Yassuda de Quadros Tavares, do Metrô de São Paulo, em parceria com Leandro Kojima

1. INTRODUÇÃO
Em março de 2020, o Metrô de São Paulo viu a demanda de passageiros despencar 84%. Ao longo de 2020, foram transportados 554,4 milhões de passageiros, o que representa uma redução de 49,5% em relação aos 1,01 bilhão transportados em 2019 (Metrô, 2021). Essa redução abrupta da demanda significou queda de receita, e consequente acúmulo de prejuízos.

A instalação da pandemia ocasionada pelo vírus Covid-19 afastou os passageiros do sistema de transporte metroferroviário, ao mesmo tempo que a oferta de trens se manteve, para garantir a preservação das condições de distanciamento.

O resultado imediato dessa equação, apresentada por brusca queda de demanda e oferta, bem como manutenção dos custos de operação e manutenção, foi o desencaixe no fluxo de caixas das empresas do setor metroferroviário.

O setor de transporte de passageiros está inserido na infraestrutura de transportes, que tem como característica o investimento em mobilidade urbana, fundamental para o desenvolvimento econômico, pois tem repercussão direta no deslocamento de pessoas nos centros urbanos. Diante desse cenário, como engajar os líderes das empresas do setor, para passar pela crise, e apontar novos cenários pós-pandemia? E as equipes, como repassar e incentivar uma eventual mudança de cultura e de gestão?

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*