Rumo vai manter em Rio Claro oficinas de vagões de trem após possibilidade de mudança, diz prefeitura

Após ameaça de deixar a cidade, Rumo confirma permanência das oficinas de trem em Rio Claro — Foto: Reprodução/EPTV
Após ameaça de deixar a cidade, Rumo confirma permanência das oficinas de trem em Rio Claro — Foto: Reprodução/EPTV

G1 – A concessionária que administra a malha ferroviária paulista, a Rumo, manterá as oficinas de manutenção dos vagões de trem em Rio Claro (SP), segundo a prefeitura, após a possibilidade de transferir suas instalações para outro município no final de 2021

Em agosto do ano passado, a empresa confirmou a intenção de mudança, o que preocupou os cerca de 300 funcionários, que temiam demissões.

Oficinas
A confirmação foi informada pelo Ministério da Infraestrutura, na semana passada, que permitiu que as oficinas continuem instaladas no município desde que sejam reimplantadas fora do Centro Histórico da cidade.

De acordo com a nota enviada pelo ministério ao prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto (PSD), as oficinas de manutenção dos trens deverão ser transferidas e reinstaladas no bairro Jardim Guanabara até 2025, porém, a empresa Rumo ainda não definiu a data de início das obras.

Perissinotto reafirmou a importância da manutenção das instalações da Rumo na cidade em razão da movimentação da economia e da geração de empregos.

“Queremos manter a tradição ferroviária em Rio Claro, com a manutenção das oficinas e a geração de novos postos de trabalho e ampliação da receita. Para isto, pretendemos oferecer suporte para que as empresas fornecedoras da Rumo também se instalem no município, com o compromisso de priorizarem a contratação de rio-clarenses”, afirmou o prefeito.
Além de confirmar a permanência das oficinas, o prefeito anunciou potenciais investimentos em projetos ligados à infraestrutura ferroviária da cidade.

Para isso, a prefeitura avaliará a possibilidade de instalação de um terminal de carga, a fim de otimizar a escoação da produção local para cidades do centro-oeste do país, e a criação de um porto seco, o qual ligará a malha ferroviária a um terminal rodoviário.

Entenda o caso
Em agosto de 2021, a Rumo informou à Prefeitura de Rio Claro a possibilidade de transferir suas oficinas para outro município.

A decisão havia sido tomada em razão das exigências impostas no contrato de renovação da concessão da malha ferroviária da cidade.

A principal exigência previa que a Rumo retirasse suas instalações do Centro Histórico para que fossem reimplantadas no Jardim Guanabara, devido aos impasses com as regras do Plano Diretor do município, o qual não permite operação industrial no centro da cidade.

Assim, com a necessidade de transferência para outra localidade, a Rumo havia pensado em fechar suas instalações em Rio Claro e mudá-las para outro município, de acordo com as permissões operacionais, disponibilidade de áreas e fornecimento de insumos dispostos na nova cidade.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2022/01/28/rumo-vai-manter-em-rio-claro-oficinas-de-vagoes-de-trem-apos-possibilidade-de-mudanca.ghtml

1 Comentário

  1. O errado é o posicionamento de Grandes Oficinas e dos Depósitos de Manutenções que são voltados aos Atendimentos de Manutenções rápidas ( como inspeção de recolhimento,Revisões mensais,bimestrais ,Semestrais ou até Anuais ) e Emergenciais ( Socorros a Acidentes e Descarrilamentos). Mas à partir dos Anos 90 criaram o entendimento de que havia Ócio ou Tempo Ocioso nestes pontos de Manutenção e juntaram com a intenção de enfraquecer a união Trabalhista com redução de concentração dos Trabalhadores e assim desmontaram a Antiga Estrutura mas o Objetivo dos Concessionários era ,na verdade crua, economizar o máximo e onde fazía-se uma limonada com 100 limões passaram a fazê-la com 9 limões e sem que esses estivessem no ponto de produzir o sumo . Acidentes devidos a Trens pesados sobre Lastro velho , Funcionários estressados , Acidentes na Manutenção pelo super aumento da carga de horas trabalhadas , ausência de ferramental para compensar falta de mão de Obra , Trabalhadores abandonados no pós atendimento , Material Rodante utilizado ao seu limite e como no caso dos Frisos de Rodas além de seus limites ,etc… Ao mesmo tempo tentativa de Lavagem Cerebral para que o Trabalhador Ferroviário ( principalmente de Ferroban e ALL) fosse Doitrinado a virar Robô ao cúmulo de nesses Treinamentos exigirem-se um Coro dos Funcionários gritando ” Eu sou a Empresa! ” ” Farei de tudo pela Empresa” ” Minha vida é a Empresa” e algo só visto no Nazismo e que tais. Treinamentos são para Especializar e Desenvolver os Funcionários em seu Desempenho e nunca para Doutrinação onde ele é o tapete onde pisam os Investidores ! Mas a Imprensa escondia a tudo isto , escondia até as novas Locomotivas Francesas da Alston novas e enferrujando ,escondidas no Estado de São Paulo. Temos sim que duvidar e comprovar as intenções de Concessionários e Aventureiros que faziam e fazem da Ferrovia apenas mais uma forma de obter Grana ,dinheiro,pila,coro de rato ,bufunfa comprando com Moedas Podres ,mantendo-se com apoio Político por doações a Campanhas ( como o caso da Ecovias e Psdb) e ao final de seus “Planos” repassar com Lucro suas Concessões.

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