Folha Vitória – As obras do trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta devem ter início ainda em 2022. Segundo o deputado federal Josias da Vitória (Cidadania), que coordena a bancada capixaba no Congresso, a decisão já está tomada, mas ainda não tem data definida para o começo das obras.
Nesta quinta-feira (17), durante entrevista ao programa De Olho no Poder com Fabi Tostes, da Jovem Pan News (90,5 FM), o deputado destacou que o Estado precisa de um investimento na área ferroviária.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A obra faz parte do primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória-Rio, a EF 118, e é uma contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), operada pela Vale.
“A concessão da Vale está sendo discutida antecipadamente, ainda tem 10 anos para vencer. O ministro da Infraestrutura está com a previsão de que os recursos da renovação da concessão possam ser utilizado para que a EF-118 ganhe um trecho entre Cariacica e Ubu, em Anchieta. Um trecho que tem um investimento de mais de R$ 1 bilhão, que já está decidido que vai ser feito essa obra no Estado”, disse.
Duplicação da BR 262
A obra de duplicação da BR-262 também deve sair do papel. Segundo o deputado federal, muitos consórcios estão interessados na licitação para a obra. Da Vitória ressaltou, durante o programa De Olho no Poder com Fabi Tostes, que o trecho da rodovia é complexo e que isso dificultou o processo.
“É um trecho complexo. Uma das áreas mais difíceis para a duplicação. Toda vez que foi colocada em licitação não teve quem tivesse interesse em participar por conta do custo dessa obra. Agora, conseguimos que o governo federal colocasse ela em processo com a BR 381. Já tem muitos consórcios interessados. Essa é uma possibilidade para a obra tão esperada pelos capixabas”, destacou.
ANTT suspende leilão da BR 381/262
Nesta quinta-feira, a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu suspender o leilão da BR-381/262, entre Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o órgão regulador, a suspensão ocorreu para que o edital seja aperfeiçoado.
O leilão, que já havia sido adiado outras três vezes, estava previsto para ocorrer no dia 25 de fevereiro. A ANTT informou que um novo cronograma do certame será divulgado em breve.
Outra obra destacada pelo deputado é o contorno do Mestre Álvaro. De acordo com Da Vitória, a obra deve ser entregue no segundo semestre de 2023.
LEIA MAIS: Entrega das obras do Contorno do Mestre Álvaro é adiada para agosto de 2023
A obra da BR-447, que liga o Porto de Catuaba, em Vila Velha, à BR 262 também deve avançar em 2022. Da Vitória destacou que a construção da estrada vai ser uma porta de entrada no país.
“Vai ser uma obra de entrada ao país, tendo em vista que é um acesso ao porto. É uma obra de 4 quilômetros, mas com 11 quilômetros de intervenções nas vias laterais. Mais de R$ 200 milhões investidos, grande parte desses recursos vem da bancada”, frisou.
Além de falar das obras e das conquistas da bancada, Da Vitória também falou sobre a mudança partidária, eleições de outubro e futuro político.
Seja o primeiro a comentar