Consórcio de empresas de SP vai construir BRT por R$ 468 milhões na Grande Cuiabá após governo desistir do VLT

Projeto do BRT abrange áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, diz governo — Foto: Governo de Mato Grosso
Projeto do BRT abrange áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, diz governo — Foto: Governo de Mato Grosso

G1 – O resultado da licitação para a construção das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande foi homologado pelo governo do estado. O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, formado por empresas de São Paulo, foi declarado vencedor e deve executar o projeto por R$ 468 milhões.

A licitação foi realizada no último dia 17, na modalidade RDC – Regime Diferenciado de Contratação -, instituído em 2011 pelo governo federal para acelerar as obras da Copa do Mundo de 2014.

O consórcio vencedor deve elaborar todos os projetos necessários para o início das obras, entre eles de desapropriação, assim como obter licenças e adquirir veículos que serão usados no BRT. A previsão de construção é de 24 meses.

O BRT foi escolhido depois do governo desistir do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O estado quitou toda a dívida do financiamento para as obras do metrô. O VLT tinha sido escolhido como modal de transporte para receber a Copa em 2012 e ficou em construção até 2014.

A construção do VLT de Cuiabá custou R$ 1,066 bilhão aos cofres do estado de Mato Grosso. O BRT foi proposto como uma alternativa mais barata. O governo estima que a obra vai custar R$ 480,5 milhões. Entretanto, as entidades ligadas ao setor ferroviário dizem que o a obra custará R$ 820 milhões e que a tarifa será de R$ 5,70 e não de R$ 3,04. Segundo as entidades, a estimativa é de que a tarifa do VLT seria de R$ 4,40.

O consórcio vencedor é formado pelas empresas: Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A.; Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.

O anteprojeto do BRT contempla a construção de 46 estações, dois terminais em Cuiabá (Coxipó e CPA), reconstrução do Terminal André Maggi (Várzea Grande) e prevê a construção de um viaduto para passagem do BRT (rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa com Beira Rio) e de uma ponte sobre o Rio Coxipó, parque linear e requalificação do Largo do Rosário (ao lado do Morro da Luz).

Segundo o governo, além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.

Entre as vantagens do BRT, segundo o estado, estão tarifa mais acessível em relação à do VLT, a possibilidade de expansão para outras regiões e custo menor de construção.

Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região, argumenta o governo.

Em janeiro deste ano, o governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a lei que autoriza a assinatura de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal para a mudança do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande.

Na decisão, ele diz levar em conta os estudos técnicos elaborados pelo estado e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Os estudos concluíram que a continuidade das obras do VLT era “insustentável”, demoraria mais seis anos para conclusão.

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/03/30/consorcio-de-empresas-de-sp-vai-construir-brt-por-r-468-milhoes-na-grande-cuiaba-apos-governo-desistir-do-vlt.ghtml

2 Comentários

  1. Péssima decisão. Voltamos ao século 19. Os ônibus vão ser diesel? No mundo inteiro o VLT é muito mais vantajoso e mais barato.

  2. Boa Tarde Terráqueos !!.. Está i mais um grande Exemplo de MÁ GESTÃO do dinheiro público, gastaram mais de 01 bilhão de reais ….. agora trocaram de modal “dizem que vai custar mais 438 milhões…KKK daqui apouco fazem mais um adento ao contrato original etc,etc é a coisa acaba custando mais uns 01 bilhão… É o Material, e demais instalações já construídas? Desejo que ao menos tenham “Bom senso” para repassar ,trilhos e os trens já comprados para outro projeto ,pois no Brasil há muitas cidades que necessitam de melhorias em seus transportes urbanos de massa…..É segue o trem em “Terrae Brasilis, um Páis onde grupos e interesses se sob proe a melhora efetiva e condições da população. Esse tal BRT não vai dar conta do recado daqui alguns anos tudo estará saturada , será igual ao Transporte urbano de Curitiba onde o sistema já está na corda do urubu e os grupelhos que exploram o tal serviço deram um jeito de enterrar de vez o projeto de metrô(alegando o terreno blá,blá etc) para cidade. Daqui mais uns anos tudo saturado e quem se ferra é a população. Quem viver verá. Att Paulo R.Stradiotto

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