Band.com – Os passageiros terão que esperar bastante para usar o monotrilho que ligará a CPTM ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A previsão é de que as obras devem durar dois anos.
Os trens movidos a ar irão percorrer 2,6 km de via elevada. Serão quatro paradas ao todo. Uma na estação da CPTM e as outras três nos terminais do aeroporto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Ele atenderá também o próprio aeroporto. Nós vamos atender os passageiros do aeroporto e internamente para a conexão entre os terminais. Vai dar uma mobilidade dentro do aeroporto muito importante”, explicou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
O monotrilho vai custar mais de R$ 272 milhões e a empresa concessionária do aeroporto vai bancar a obra em troca de desconto na outorga com o governo federal. Tanto que o Tribunal de Contas só liberou o início das obras depois de receber um estudo mostrando que o monotrilho seria a melhor opção de transporte.
Até hoje passageiros não entendem porque a CPTM construiu a estação de trem Aeroporto-Guarulhos que não vai até o aeroporto. O acesso da estação da CPTM ao monotrilho será de graça.
A obra vai demorar dois anos para ficar pronta e enquanto isso passageiros, turistas e quem trabalha no aeroporto terão que continuar pegando os ônibus para chegar nos terminais.
Só em janeiro deste ano quase 3 milhões de pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A maioria ainda opta pelo táxi e aplicativos de transporte para se locomover.
Seja o primeiro a comentar