Projeto para construção de nova ferrovia no ES será realizado em parceria entre governo e Vale

Foto: Rodrigo Araújo/Governo ES
Foto: Rodrigo Araújo/Governo ES

Folha Vitória (ES) – O projeto básico da ferrovia EF-118, entre os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, vai começar em breve. O governo do Estado formalizou, nesta quarta-feira (30), uma parceira com a mineradora Vale para a realização do estudo.

O projeto será concebido e doado pela Vale ao Estado. O estudo que será realizado antes do início das obras irá avaliar o traçado dos 88 quilômetros por onde a nova ferrovia deve passar.

Durante o evento em que foram assinados os documentos, o governador Renato Casagrande destacou a importância de buscar investimentos para a construção da ferrovia, seja com participação direta com o governo do Estado ou por meio de incentivos por parte da União.

“Já teremos o projeto executivo sendo elaborado e vamos saber o tamanho do investimento necessário para estender a ferrovia até a divisa com o Rio de Janeiro. Consideramos esse um empreendimento fundamental e temos uma grande expectativa de iniciar logo esse trecho”, disse o governador.
Casagrande lembrou que as propostas sobre a extensão da ferrovia até Presidente Kennedy ocorre há muito tempo. O governador destacou também a expectativa sobre a ampliação da BR-262 para melhorar a mobilidade no Estado.

“Temos a expectativa que o Governo Federal encontre um caminho também para a ampliação da BR-262. Me coloquei à disposição para aproveitar a repactuação com a Fundação Renova para que se inclua uma parte da BR-262 dentro do bojo do acordo de Mariana. Temos que ter sintonia com a Vale para melhorar nossa ligação com o centro do Brasil, senão ficaremos isolados”, pontuou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que a nova ferrovia é uma obra logística de extrema relevância para a economia do Espírito Santo e que facilitará a ligação com o Rio de Janeiro.

“Este ramal é mais um passo na realização deste importante investimento, auxiliando na redução de custos logísticos, no aumento da segurança de transporte e na consolidação de novas cadeias produtivas, além do fortalecimento dos arranjos já existentes na região. Esta parceria entre as instâncias pública e privada é um caminho muito eficaz para superarmos este desafio logístico”, ponderou.
O diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Ricardo Santiago, destacou que o projeto básico é fundamental para viabilizar os investimentos na construção da ferrovia

“Com a doação do projeto ao governo do Estado, seguimos nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do País e dos territórios em que atuamos, sobretudo com infraestrutura logística”, destacou.

A previsão é de que o trabalho seja concluído e entregue ao governo do Estado em cerca de um ano.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/03/2022/projeto-para-construcao-de-ferrovia-sera-realizado-com-parceria-entre-governo-do-es-e-vale

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*