
Metrô CPTM – O Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (TIC Eixo Norte) não tem mais prazo para ter seu edital publicado. Segundo respondeu o governo do estado ao site A Cidade On, a licitação só deverá ser lançada após a resolução de entraves no convênio entre a concessionária de carga MRS Logística e o governo federal.
A gestão estadual não esclareceu quais são os pontos pendentes enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não quis comentar. Já a MRS citou o acerto de um convênio com a CPTM e que as tratativas estariam “evoluindo”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A MRS será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo, o que permitirá que seja possível operar serviços expressos, paradores e a Linha 7, além dos trens de carga, de forma simultânea.
Para isso, a concessionária de carga acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária.
O ex-governador João Doria, que deixou o cargo na semana passada para concorrer à Presidência da República em outubro, chegou a prometer a publicação do edital em março. Recentemente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, previu que a licitação seria lançada neste mês.
O projeto está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento para R$ 10,2 bilhões.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/trem-intercidades-emperra-com-entraves-entre-governo-federal-e-mrs/
Tenho certeza que se o Ex-ministro da Infraestrutura Capitão Tarcísio ganhar as próximas eleições para o Governo do estado de São Paulo esse mimi mimi todo acaba…Pessoal essa turma que atrasa e põe obstáculos ao Projeto são péssimos brasileiros ou servem a outros interesses é não o da População que tem o Direito de escolher a sua forma de locomoção…. É por isso e outras que o nosso País não avança ,senhores basta qualquer simples mortal ir para fora do Brasil e verá muitos e muitos trens regionais servindo a população. Me pergunto até quando vamos aguentar esses personagens que trabalham contra o País e sua população…. É segue o trem em “Terrae Brasilis”. Att Paulo R.Stradiotto