CPTM decide ceder plataformas, peças e estruturas à ViaMobilidade para reduzir problemas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Reunião nesta quinta-feira (26) entre representantes da Secretaria de Transportes Metropolitanos, CPTM e Via Mobilidade. — Foto: Divulgação/GESP
Reunião nesta quinta-feira (26) entre representantes da Secretaria de Transportes Metropolitanos, CPTM e Via Mobilidade. — Foto: Divulgação/GESP

G1 – Em reunião com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) nesta quarta-feira (26), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM) e a ViaMobilidade decidiram tomar novas medidas para a melhoria das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que têm sofrido desde janeiro com problemas técnicos frequentes.

Entre as medidas tomadas estão o compartilhamento de peças sobressalentes e o uso das plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda para facilitar a operação da Linha 8-Diamante, permitindo a diminuição do tempo de intervalo entre os trens.

Com isso, a ViaMobilidade irá operar com quatro plataformas na estação, que é o principal eixo de conexão entre os serviços de trens e metrô na Zona Oeste da capital paulista.

Segundo o governo paulista, a CPTM irá disponibilizar peças ou estruturas sobressalentes durante as madrugadas para que a ViaMobilidade tenho o apoio técnico necessário para fazer melhorias nas duas linhas.

O acordo foi feito por ordem do governador Rodrigo Garcia (PSDB), depois que a concessão das duas linhas virou alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo, após inúmeras falhas nas duas linhas transferidas pela CPTM à iniciativa privada em janeiro deste ano.

“Faremos reuniões frequentes para acompanhamento das ações, buscando as melhorias necessárias aos cidadãos. Tanto CPTM como ViaMobilidade estão empenhadas em atender a determinação do governador Rodrigo Garcia e encontrar soluções para os problemas que estamos passando”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, após a reunião desta quinta (26).

A STM criou um grupo de trabalho com encontros periódicos para implantar e analisar as possíveis melhorias nas duas linhas. De acordo com a pasta, a próxima reunião do grupo será na semana de 6 de junho para deliberar sobre os próximos passos e analisar as medidas adotadas nos encontros.

Opinião do governador

Na terça-feira (24), após mais um dia de falhas com transtorno para passageiros na Linha 9-Esmeralda, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou que não vê necessidade para o rompimento do contrato entre a CPTM e a ViaMobilidade de concessão da linha.

As sucessivas falhas desde que a empresa assumiu a administração das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda motivaram duas investigações no Ministério Público de São Paulo. Segundo a promotoria, o rompimento pode ser pedido.

“Não acredito que o rompimento é o melhor caminho. Acredito que é a concessão, com os investimentos da Via Mobilidade para rapidamente melhorar o atendimento da população”, afirmou Garcia.

Apesar dos problemas quase diários, o governador estipulou prazo de um mês para que a questão seja resolvida.

“Já determinei ao secretário não só as multas, mas buscar soluções para os problemas que estamos vivendo. A transição de milhares de funcionários entre a CPTM e a ViaMobilidade gera essa confusão. Mas até o mês que vem a minha expectativa é que os problemas estejam sanados, os investimentos comecem a acontecer, e a população perceba uma melhora significativa nos serviços.”

Falhas nesta terça

Os trens da Linha 9-Esmeralda operaram com a velocidade reduzida e maior tempo de parada na manhã desta terça. Segundo a ViaMobilidade houve um problema de sinalização na estação Grajaú.

O problema deixou os trens lentos entre as estações Grajaú e Jurubatuba. As plataformas ficaram lotadas. “A gente paga tão caro na condução para estar nessa situação? Pelo menos quatro vezes na semana está assim. Trabalho no Tatuapé e meu percurso de 1h30 chega a levar 2, 3 horas”, desabafou uma usuária da linha.

Além disso, a estação Grajaú também teve problemas na escada rolante. Os avisos sonoros também não informavam os usuários sobre as falhas e mudanças nas plataformas.

De acordo com a Via Mobilidade, o problema aconteceu entre 5h e 7h45 da manhã, quando a operação teria sido normalizada.

Segundo levantamento feito pela TV Globo, as linhas 9-Esmelda e 8-Diamante já apresentaram 62 falhas desde que a ViaMobilidade assumiu a gestão, em janeiro deste ano. O montante representa uma falha a cada dois dias, em média.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) já multou a ViaMobilidade em R$ 7,9 milhões por não cumprimento contratual. A ViaMobilidade afirma que uma auditoria independente contratada pelo próprio governo identificou 15 mil pontos que poderiam ser melhorados nas linhas recebidas da CPTM.

Ministério Público investiga

O Ministério Público de São Paulo pode pedir o rompimento de contrato de concessão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com a ViaMobilidade para administração das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda após sucessivas falhas.

A concessionária assumiu a gestão no fim de janeiro. Desde então, o MP abriu duas linhas de investigação para investigar os problemas nas duas linhas. Uma pela Promotoria do Patrimônio Público e outra pela Promotoria do Consumidor.

Dois depoimentos foram colhidos na semana passada, sendo um deles do diretor de Operação e Manutenção da CPTM. Luiz Eduardo Argenton foi questionado sobre a informação de que a CPTM entregou a administração das linhas com 65% da frota de trens com a revisão vencida.

Argenton afirmou que os 55 trens entregues para a ViaMobilidade estavam em condições de circulação, e que foram feitas 99,4% das revisões programadas nos últimos cinco anos. Disse ainda que o percentual mínimo de trens não revisados constou no edital e no contrato. E que nenhum trem apresentava problema que afetasse a segurança em sua operação. O diretor da CPTM afirmou também que a concessionária participou da checagem dos sistemas e dos trens.

Os promotores também ouviram Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade. Ele disse que a concessionária teve conhecimento de que 65% dos trens vieram de outras linhas, ou seja, foram substituídos ao longo da fase pré-operacional.

Falou também que ele não tinha informações sobre possíveis revisões vencidas em trens entregues pela CPTM. Mas acredita que nenhum trem tenha problemas de segurança a ponto de causar acidentes graves. E afirmou que os problemas ocorridos nos últimos meses serão resolvidos com investimentos.

Os promotores estão convencidos da falta de experiência da empresa na operação das duas linhas e querem que os problemas sejam resolvidos rapidamente, sob pena de medidas drásticas, como o rompimento do contrato

“As duas promotorias que estão apurando poderão pedir indenização por danos aos usuários e ao estado. Se for preciso, vamos pedir até a rescisão judicial desse contrato”, disse Silvio Antonio Marques.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/26/cptm-decide-ceder-plataformas-pecas-e-estruturas-a-viamobilidade-para-reduzir-problemas-nas-linhas-8-diamante-e-9-esmeralda.ghtml

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