Desguarnecedora total de lastro da MRS chega ao Brasil

As equipes da MRS receberam, no Porto do Rio, a desguarnecedora total de lastro (modelo C 75 2C), fabricada pela suíça Matisa e encomendada pela concessionária em 2019. O início da operação está previsto para setembro deste ano. A máquina foi adquirida com base no projeto “Grandes Intervenções de Via”, a partir do qual a MRS fez a compra de um pacote de equipamentos de manutenção e renovação de via (foram 28 no total, de diferentes fabricantes).  

A desguarnecedora de lastro vai ser utilizada, segundo a MRS, na troca de dormentes de madeira, que serão substituídos por de concreto ao longo da via. “A troca é positiva tanto em termos ambientais, quanto econômicos: dormentes de madeira possuem vida útil em média de 5 vezes menor que os modelos similares de concreto. A substituição do item ao longo da via auxilia na redução na compra de insumos e na expressiva redução na geração de resíduos. Cabe ressaltar que a escolha dos tipos de dormentes depende de cada trecho da ferrovia”, relatou a empresa em nota.  

O investimento da MRS na aquisição da desguarnecedora foi de R$ 79,3 milhões, realizado de forma escalonada e coordenada com o avanço das etapas para a entrega da máquina, que teve inspeção e testes realizados pela MRS no primeiro trimestre desse ano. Depois do desembarque, o equipamento foi direcionado ao pátio da MRS, em Barra Mansa, no Sul Fluminense, onde passará pelo processo de montagem. Em paralelo, as equipes começarão a ser treinadas pela fabricante para a operação da máquina na via.  

A MRS divulgou um vídeo para mostrar a chegada da desguarnecedora de lastro ao Brasil. 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*