G1 – Há 168 anos, em 1854, o primeiro trecho de ferrovia era inaugurado no Brasil. Cerca de 26 anos depois, o progresso desembargou com destino a Ribeirão Preto (SP) e a primeira ferrovia começou a ser construída no município.
De acordo com o historiador Sérgio Campos Gonçalves, como expoente da modernidade, as ferrovias foram responsáveis por boa parte do desenvolvimento do município.
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Inaugurada em 1883, a Companhia Mogiana trouxe o novo método de transporte que muito impactou na economia da época, principalmente por meio da exportação de café.
“As linhas de trem foram responsáveis por criar a modernidade no interior do Brasil. Ribeirão Preto é o melhor de todos os exemplos disso. A cidade era um distrito de São Simão, apenas e, com esse entreposto comercial, começou a se criar a cidade que temos hoje (…) Quando o café se tornou o principal item exportado pelo Brasil, a região de Ribeirão Preto ajudava a produzir a maior parte disso para o mundo, então isso é responsável pela riqueza da cidade naquela época e isso deu perfil econômico para a cidade que nós temos hoje”, explica Gonçalves.
Além do impacto econômico trazido pelos trens, a caraterística social da população também foi impactada. Sobre os trilhos, os moradores tinham no meio de transporte uma forma de encontro tradicional.
A primeira estação em Ribeirão foi feita onde hoje é o início da Avenida Caramuru. Depois, a estrutura passou para a região da Baixada.
Em 1967, na Avenida Mogiana, uma nova estação foi construída. Cinco anos depois, a linha de Ribeirão Preto entrou na rota da Ferrovia Paulista S/A, a Fepasa.
Fim da linha
No entanto, com o passar dos anos e a rápida evolução na produção de outros veículos, como caminhões, ônibus e carros, o perfil de locomoção entre as cidades mudou.
Tanto é que, em 1997, os trens deixaram de ser utilizados como meio de transporte entre os moradores e tornou-se exclusivo para deslocamento de cargas na região de Ribeirão Preto.
Na época, a notícia foi recebida com tristeza e espanto por aqueles que mais utilizavam o transporte.
Transporte de cargas
Na região de Ribeirão Preto, atualmente, destaca-se o terminal de Guará (SP), referência no transporte de cargas no noroeste paulista.
Em um ponto estratégico, a ferrovia que passa por lá e termina no porto de Santos (SP) começa em Goiás e também segue pelo Triângulo Mineiro.
Na ferrovia, o maquinista Rafael Moraes aponta a variedade de cargas transportadas. “Carregamos a parte de grãos, de soja, milho, farelo de milho. Transportamos aqui também açúcar, transportamos containers derivados de petróleo, minério. Enfim uma riqueza enorme”, afirma.
Segundo o supervisor de planejamento da empresa responsável pela ferrovia, Rony Meneses, o trabalho desenvolvido sobre os trilhos tem como uma das funções reduzir o impacto na malha rodoviária do país.
“A gente recebe a carga do sistema rodoviário, faz o armazenamento e depois faz a expedição através do sistema ferroviário. Essa forma integrada acaba agregando valor para o cliente, reduzindo também o impacto sobre a malha rodoviária do país”, diz.
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