G1 – O frio intenso que atinge a capital paulista afetou até a operação do transporte Metrô na manhã desta quarta (18).
Segundo o Metrô, por conta das baixíssimas temperaturas na região Leste, o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha foram prejudicados e alguns trens tiveram que ficar retidos no pátio. A linha opera com velocidade reduzida.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O sistema pneumático pode ser afetado por temperaturas muito baixas. Mas estamos trabalhando para normalizar o mais rápido possível”, disse o Metrô em postagem nas redes sociais.
Em função do problema, o Metro reduziu o número de catracas de entrada, para maior controle de fluxo de passageiros. Entretanto, as plataformas das estações registraram aglomeração e lotação.
São Paulo teve a madrugada mais fria do ano nesta quarta (18), com 7ºC marcados na estação do Mirante de Santana, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 6h.
Este é o maio mais frio na cidade desde 1990.
Até esta quarta, o dia mais frio do ano havia sido registrado no dia 16 de abril, com os termômetros marcando 13,1ºC.
Com as rajadas de vento, a sensação de frio é ainda maior. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a sensação de frio foi negativa em algumas regiões da capital, chegando a ser de – 4º C, por exemplo, na Zona Sul.
Na região do Aeroporto de Congonhas, a sensação térmica foi negativa – 4ºC. Lá, as rajadas de vento chegaram a quase 60 km/h.
Por causa das baixas temperaturas, a Defesa Civil Municipal mantém a capital em estado de alerta desde a segunda-feira (16).
As baixíssimas temperaturas na Zona Leste este afetaram o sistema de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha do Metrô, que ficaram retidos no pátio. Por isso, os trens estão circulando com velocidade reduzida nesta manhã.
Previsão do CGE
Segundo o CGE, a previsão de temperatura máxima para esta quarta será de 14º C na capital paulista. A presença do ar frio e seco inibe a formação de nebulosidade. O dia deverá ser ensolarado, com ventos que podem superar os 50 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.
Na quinta-feira (19) a previsão na cidade de São Paulo é temperatura mínima de 7º C ao amanhecer, com predomínio de sol, e máxima de 16º C à tarde. Ainda de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, não há previsão de chuva para a noite, mas haverá aumento de nuvens.
Homem morre em centro de convivência
Uma pessoa morreu no núcleo de convivência São Martinho, abrigo conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto.
O local foi isolado. Segundo informações iniciais, a vítima teria sofrido uma convulsão enquanto aguardava para tomar o café. O local não abriga a população sem-teto, mas oferece diariamente alimentação.
Seja o primeiro a comentar