Metrô do Recife gasta mais dinheiro com sentenças judiciais do que com investimentos no sistema

Metrô do Recife acumula problemas — Foto: Reprodução/TV Globo
Metrô do Recife acumula problemas — Foto: Reprodução/TV Globo

G1 – Marcado por problemas frequentes, o Metrô do Recife teve, em 2021, mais gastos com sentenças judiciais do que em investimentos no sistema. Segundo do Portal da Transparência do governo federal, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) gastou R$ 124,3 milhões com problemas na Justiça e R$ 95,9 milhões em serviços de terceiros, obrigações patronais e material de consumo.

No plano nacional, o sistema do Grande Recife é o que mais gera despesas para a União entre todos os que são administrados pela CBTU, segundo relatório feito pela própria empresa em 2020. Além da capital pernambucana, a empresa atua em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió e Natal.

A CBTU é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda segundo o Portal da Transparência, os gastos para colocar os trens do Recife em funcionamento representam quase metade do que a empresa investe em todas as cidades.

Em 2021, o custo no Recife foi de R$ 223,9 milhões. Desse total, 57,7% foram gastos com sentenças judiciais com pessoal, equivalentes a R$ 122,5 milhões. Também houve gastos de R$ 1,8 milhão com despesas judiciais com prestadores de serviço.

No mesmo período, a CBTU gastou R$ 105,7 mil a título de investimento; isso equivale a 0,047% de todos os recursos.

No detalhamento do investimento, obras e instalações receberam R$ 80,9 mil, enquanto equipamentos e materiais permanentes ficaram com R$ 24,8 mil.

Vejas os principais gastos da CBTU no Recife:

  • Sentenças judiciais com pessoal: R$ 122,5 milhões (54,7%);
  • Serviços de terceiros (pessoas jurídicas): R$ 74,2 milhões (33,1%);
  • Obrigações patronais: R$ 18,2 milhões (8,1%);
  • Material de consumo: R$ 3,6 milhões (1,6%);
  • Sentenças judiciais com prestadores de serviço: R$ 1,8 milhão (0,8%).

Em 2021, a CBTU Recife também gastou mais com auxílio-transporte para os funcionários (R$ 130,8 mil), do que em investimentos.

As empresas que mais receberam dinheiro do Metrô do Recife foram os bancos. Eles aparecem em primeiro lugar porque o pagamento de sentenças judiciais ocorre através deles.

Veja quem mais recebeu verbas do Metrô do Recife

  • Caixa Econômica Federal: R$ 89 milhões;
  • Banco do Brasil: R$ 65,6 milhões;
  • CBTU: R$ 17,8 milhões;
  • Argus Serviços Gerais: R$ 15 milhões;
  • BBC Serviços de Vigilância: R$ 11,8 milhões;
  • DR Serviços Terceirizados de Apoio Administrativo: R$ 4,8 milhões;
  • Dislub Combustíveis: R$ 3,3 milhões;
  • Secretaria de Defesa Social: R$ 2,8 milhões;
  • Mega Service Construtora e Terceirização: R$ 2,6 milhões;
  • Prosegur Brasil Transportadora de Valores: R$ 2 milhões.

Até 26 de abril de 2022, a CBTU Recife gastou R$ 43,2 milhões. Não houve nenhuma despesa a título de investimento.

Confira os principais gastos

  • Serviços de terceiros (pessoas jurídicas): 27,6 milhões (63,8%);
  • Sentenças judiciais (Pessoal): R$ 7,8 milhões (18,2%);
  • Obrigações patronais (Pessoal): R$ 4,9 milhões (11,4%);
  • Material de consumo: R$ 993,1 mil (2,2%);
  • Sentenças judiciais (prestadores de serviço): R$ 765,2 mil (1,7%).


Resposta

Por meio de nota, a CBTU informou que o Metrô do Recife é o maior sistema em número de usuários e que todos os outros sistemas, exceto Belo Horizonte, são apenas a diesel, sem linha eletrificada. “A comparação entre os sistemas operados pela CBTU não faz sentido, porque são sistemas de complexidade diferentes”, afirmou.

Sobre o alto gasto com sentenças judiciais, a CBTU disse que a verba de custeio que vem para a empresa não tem ligação com a verba de ações jurídicas, que pertence a outra rubrica. “A CBTU tem que cumprir as decisões judiciais, esses gastos não são optativos”.

Sobre o valor gasto com obras e instalações no Metrô do Recife, que tiveram somente R$ 80 mil em 2021, a empresa afirmou que, em sua maioria, as licitações referentes a investimentos foram licitadas pela Administração Central.

O valor total seria de R$ 6 milhões pela administração do Recife e de R$ 29,4 milhões na administração de Brasília.

Problemas

Nesta sexta-feira (29), houve mais um problema no ramal Cajueiro Seco da Linha Diesel, por onde passam os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Quem precisa do metrô no Grande Recife enfrenta uma rotina de problemas. É praticamente um defeito a cada dia, seja elétrico ou mecânico. Entre março e abril de 2022, os passageiros ficaram sem o transporte em várias ocasiões. Também houve incêndio em trem e composição que saiu dos trilhos.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/04/29/metro-do-recife-gasta-mais-dinheiro-com-sentencas-judiciais-do-que-com-investimentos-no-sistema.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*