Diário dos Trilhos – O MP-SP (Ministério Público do estado de São Paulo) convocou nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini e o diretor de Operações e Manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Luiz Eduardo Argenton, para prestar esclarecimentos sobre os problemas recentes das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O encontro foi conduzido pelos promotores Silvio Antônio Marques e Luis Ambra Neto e segundo publicado pelo Diário do Transporte, foi apresentadas várias divergências nas justificativas da estatal e da concessionária a respeito das falhas e por isso o presidente da comissão de concessão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos será chamado para prestar esclarecimentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente da ViaMobilidade disse que recebeu do Estado, trens mais velhos do que os que operavam na linha e desconversou sobre a informação revelada na semana passada de que 65% dos trens recebidos estariam com a revisão vencida, dizendo que não tem informações sobre as possíveis revisões.
Já a CPTM, por meio do diretor, disse que boa parte dos trens são novos, com média de 9 anos, sendo que tem uma vida útil de 40 anos, mas que também 99% das revisões previstas em trens nos últimos cinco anos estavam em dia.
Argenton completou dizendo que os trens foram entregues em plenas condições de uso e que a concessionária e que tem como provar isto.
Por fim os promotores ainda afirmaram que a possibilidade de um pedido de indenização ou até o pedido de anulação da concessão, são possibilidades que podem vir a acontecer, caso os problemas persistam e não seja notada uma melhoria no atendimento.
Seja o primeiro a comentar