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CBN Curitiba – A Nova Ferroeste deve tirar a passagem de trens de dentro da cidade de Curitiba. A afirmação é do coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes. Ele deu entrevista nesta terça-feira a rádio CBN Cascavel. Segundo ele, um dos objetivos da Ferroeste é melhorar o trânsito de Curitiba.
Entre os dias 16 e 27 de maio acontecem sete audiências públicas da Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná. Elas foram solicitadas pelo Ibama e publicadas no Diário Oficial da União. O município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, dá início aos encontros com a sociedade, nos quais vão ser discutidos pontos importantes do projeto, seguido por Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná. A expectativa é que as obras da Ferroeste comecem em 2025.
A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. Segundo o coordenador do Plano Ferroviário do Paraná é preciso aproveitar a vantagem geográfica do Paraná.
Este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado. Entre os conteúdos abordados estão os resultados do Estudo de Impacto Ambiental, com mais de três mil páginas.
E mais uma vez no Brasil, o carro vence e se mata a possibilidade dos trens de carga e passageiros como acontece nos EUA. Lá trem cruza cidades e não incomoda nada nem ninguém, mas aqui a cultura errada do modal leva o trem para fora das cidades. Viva o Brasil, que não aprende.