G1 – Funcionários da Prefeitura de Magé, por engano, cobriram com asfalto os trilhos do trem em um trecho do ramal Saracuruna-Guapimirim da Supervia.
Por causa da interdição, os trens da extensão Guapimirim pararam de circular por uma hora e meia na tarde desta segunda-feira (16). Os próprios moradores da região, indignados, retiraram o asfalto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Prefeitura de Magé informou que estava fazendo uma operação tapa-buraco na região e que o encarregado da obra cometeu um erro. A prefeitura pediu desculpas à população, afirmou que foi um caso isolado e afastou o funcionário.
Uma equipe da Supervia fez uma vistoria no local para liberar a circulação.
A íntegra da nota da prefeitura:
“A falha foi corrigida tão logo o erro do encarregado de asfalto da Operação Tapa-Buraco que estava acontecendo no local foi identificado. Esse encarregado já foi afastado das funções. A Prefeitura se desculpa com a população de Suruí e garante que situações como essa não se repetirão. Trata-se de um caso isolado. A Secretaria de Infraestrutura realizou mais de 400 operações como essa em 2021 e todas com sucesso. O tráfego de trens foi restabelecido imediatamente.”
Enganos acontecem, mas tapar os trilhos com asfalto numa operação de tapa buracos da prefeitura fica difícil até de julgar… Quais serão os critérios para identificar buravps ? Tudo o que estiver abaixo da superfície do asfalto ?
Por engano? Como alguém em sã consciência asfaltar os trilhos de uma ferrovia, obstruindo a passagem dos frisos das rodas e podendo ter causado um gravíssimo acidente numa passagem de nível? Esse é o Brasil que trata ferrovia como lixo.