Época Negócios – A West Japan Rail Company (JR West), grupo de companhias ferroviárias japonesas, empregou um novo funcionário bastante inusitado: um robô humanoide gigante que lembra os famosos robôs da franquia de ficção Transformers. Montado em um guindaste hidráulico que gira em torno do sistema ferroviário, o robô tem um torso semelhante ao humano e garras mecânicas.
Segundo a empresa, sua principal função é permitir que trabalhadores humanos levantem e manipulem equipamentos pesados em todo o sistema ferroviário sem expô-los ao risco de choque elétrico ou queda. Mas ele também pode realizar outras tarefas, como manusear ferramentas de manutenção e limpar as linhas de energia com uma escova multi-ângulo especialmente projetada para ele.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O robô é operado por um piloto humano usando um headset de Realidade Virtual (RV). Isso permite que o operador use rastreamento de movimento para controlar as câmeras empoleiradas no topo do torso do robô. Então, segurando um par de alças, o piloto humano é capaz de controlar os braços e as mãos da máquina (assista ao vídeo abaixo). “É como se o piloto estivesse operando uma extensão mecânica de si mesmo”, explica Ioanna Lykiardopoulou em um artigo da The Next Web.
Para a JR West, as duas vantagens de usar o robô gigante são garantir a segurança dos trabalhadores, por meio da potencial eliminação de acidentes de trabalho, e aumentar a produtividade, além de reduzir custos trabalhistas. Segundo o artigo, o número de trabalhadores humanos poderá ser reduzido em 30%. Mas os funcionários não precisam se preocupar por enquanto: o robô humanoide ainda é um protótipo e não chegará à produção comercial até 2024.
Seja o primeiro a comentar