People Mover (Aeromóvel) do Aeroporto em Guarulhos deve começar a operar em abril de 2024, diz concessionária

Imagem: Marcopolo
Imagem: Marcopolo

Diário do Transporte – As obras de construção do People Mover (Aeromóvel) do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, estão com os canteiros para os trabalhos sendo montados.

O sistema parece um monotrilho, mas tem alguns itens de conceitos, tecnologia e operação que se diferem.

Nesta terça-feira, 07 de junho de 2022, inclusive, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, visitou o local.

O meio de transporte será construído pelo Consórcio AeroGRU por meio de um aditivo de contrato da concessão do Aeroporto com o Governo Federal, sendo que a concessionária GRU Airport, financia o empreendimento em troca do desconto da outorga pelo aeroporto.

Com os trabalhos em andamento, a GRU Airport informou a previsão do início da operação do people mover é em abril de 2024.

Será investido um total de R$ 271,7 milhões pela GRU Airport, resultando em um meio de transporte com capacidade para 2 mil pessoas por hora e com quatro paradas: estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os terminais de passageiros 1, 2 e 3.

Os passageiros não devem, segundo previsão do Governo do Estado de São Paulo, pagar tarifa, já que o aeromóvel será gratuito, funcionando 24 horas por dia e oferecendo Wi-Fi, ar-condicionado e painéis informativos sobre os voos que o local estará recebendo no dia.

Em nota ao Diário do Transporte, a GRU Airport explicou que a construção está na fase inicial com o detalhamento dos projetos e preparação dos canteiros de trabalhos.

“A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que as obras já foram iniciadas e estão em fase de detalhamento de projetos e execução do canteiro de obras. O serviço está sendo executado pelo consórcio AeroGRU, e as operações têm início previsto para abril de 2024.”

Os trens que vão circular no transporte serão da Marcopolo Rail, que em maio deste ano assinou o contrato para a construção dos trens.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2022/06/08/people-mover-aeromovel-do-aeroporto-em-guarulhos-deve-comecar-a-operar-em-abril-de-2024-diz-concessionaria/

1 Comentário

  1. Boa noite, veja como é curioso o caso da falta de valorização da nossa lingua e subserviência a termos estrangeiros, mesmo quando existe equivalente no nosso idioma.
    Se o modal que fará a ligação entre a estação de metrô e o aeroporto de Guarulhos tem o nome de aeromóvel, porque o jornalista escreve People Mover e coloca entre parenteses o termo em português?
    Se estivéssemos em algum país de lingua inglesa, faria sentido. Como estamos no Brasil e falamos português, vamos escrever as palavras no nosso idioma e colocar entre parenteses os termos estrangeiros!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*