Diário do Transporte – A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, divulgou na noite desta quarta-feira, 08 de junho de 2022, um balanço de ações de melhorias e manutenções realizadas entre os dias 16 de maio e 05 de junho.
Segundo a empresa, dos Grupos CCR e RuasInvest, “somente na última semana foram inspecionados mais de 11 km de catenária – sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea -, totalizando 88 km verificados até o momento”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A concessionária também citou “o serviço de roçada, realizado pela equipe de manutenção civil, em 24 mil metros quadrados, totalizando 31,99% da limpeza nas áreas verdes das linhas 8 e 9”.
Outras ações foram a finalização das reformas dos sanitários das estações Osasco, na linha 9, e Sagrado Coração, na linha 8; a limpeza da pichação no reservatório superior da estação Jardim Belval, da linha 8; e a finalização da nova comunicação visual na estação Ceasa, linha 9.
Como tem mostrado o Diário do Transporte, o Ministério Público de São Paulo prossegue com investigações sobre defeitos constantes, má qualidade dos serviços e omissão de informações em tempo real aos passageiros que têm ocorrido desde o início das operações de forma única pela ViaMobilidade que começaram no dia 27 de janeiro de 2022.
Nas últimas semanas, foram ouvidos representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – estatal que operava as linhas; da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) – órgão do Governo do Estado responsável por acompanhar a concessão – e da própria ViaMobilidade.
A STM aplicou multas à concessionária de R$ 7,9 milhões pelas falhas nos serviços e foi firmado um convênio pelo qual a CPTM cede peças sobressalentes, apoio técnico e plataformas na estação Barra Funda para ajudar a concessionária a melhorar os serviços.
Este convênio e o valor de R$ 5 milhões por cinco anos, oficializado apenas dez dias depois do anúncio por parte da STM, também são alvos de investigação do MP.
No mesmo balanço desta quarta-feira (08), a ViaMobildiade relacionou “as principais melhorias realizadas nos primeiros três meses de concessão”
- Revitalização na comunicação visual da Estação Presidente Altino, Hebraica Rebouças e Itapevi; deixando as orientações mais intuitivas e claras;
- Intensificação da vigilância nas vias para coibir o furto de equipamentos e cabos;
- Iluminação adicional nas áreas operacionais e de circulação de clientes nas estações entre Santo Amaro e Berrini;
- Troca do óleo hidráulico dos elevadores;
- Revisão de escadas rolantes;
- Revitalização completa dos sanitários das estações: Osasco, Pinheiros, Itapevi, Carapicuíba, Grajaú, Presidente Altino, Lapa, Domingos de Morais e Santo Amaro.
- Limpeza completa de 41% dos aparelhos de ar-condicionado instalados na frota, com a substituição de 16 unidades avariadas;
- Implantação de placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas e “tartarugas refletivas” na via;
- Intensificação de treinamento dos colaboradores com a aplicação do método Aponte e Fale para condutores dos trens;
- Higienização de todos os trens com nebulização antisséptica diária em horários de vale (menor fluxo de passageiros) para garantir a segurança sanitária no transporte.
Seja o primeiro a comentar