Paradas desde abril

Não há operários trabalhando em trecho próximo a Palmeiras de Goiás (GO) – Foto: Canal HDrones
Não há operários trabalhando em trecho próximo a Palmeiras de Goiás (GO) – Foto: Canal HDrones

As obras da Rumo entre Ouro Verde de Goiás e Rio Verde (GO), da Ferrovia Norte-Sul, estão paradas desde abril. O trecho de cerca de 280 km é o último a ser finalizado pela concessionária, que arrematou, em 2019, o Tramo Centro-Sul da ferrovia, de 1.537 km, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Pelos prazos determinados em contrato, as obras deveriam estar concluídas até julho deste ano.

Até então responsável pelos trabalhos de infraestrutura e superestrutura da via, o consórcio SCNE (Sacyr, Neopul e ETC) não está mais presente nos canteiros de obra, dizem fontes que percorreram o trecho em junho. No ano passado, as obras também foram paralisadas devido a divergências entre Sacyr e Rumo. Comenta-se no setor que o preço fechado com a empreiteira foi bem inferior ao comumente praticado no mercado. A conta acabou não fechando.

Cotação de preços

A Rumo chegou a fazer cotação de preços com outras empreiteiras para substituição do consórcio SCNE no ano passado. No entanto, as duas partes entraram em acordo e as obras foram retomadas no fim de 2021, mas em ritmo lento em função do período de chuvas. Em abril, houve outra paralisação, que permanece até o momento.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*