Terra – O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, revelou que prepara um projeto para tornar gratuito o transporte público na cidade.
O político de centro-esquerda ainda não deu detalhes sobre o público-alvo da medida, mas disse que ela deve ser implantada no segundo semestre deste ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Acho que é possível encontrar recursos para fazer aquilo que Alemanha e Espanha já estão fazendo e realizar um investimento forte para termos gratuidade – ou quase – no transporte público, nos trens, nos ônibus, durante o outono [no Hemisfério Norte]”, disse Gualtieri no último fim de semana, em um congresso do Partido Socialista Italiano (PSI).
De acordo com o prefeito, essa seria uma forma de “dar uma ajuda concreta aos trabalhadores e às pessoas de baixa renda” e de “contribuir para a luta contra as mudanças climáticas”.
Gualtieri voltou a comentar o projeto nesta segunda-feira (18) e disse que é possível fazer a gratuidade sem aumentar impostos ou endividar a prefeitura. “Assim ajudaremos a relançar a cultura do transporte público”, declarou.
Recentemente, o governo da Espanha anunciou que vai oferecer bilhetes gratuitos em linhas de trem de curta e média distância, enquanto a Alemanha criou um ticket único de nove euros (cerca de R$ 50) por mês para toda a rede de transporte público nacional.
Seja o primeiro a comentar