UOL – Um trem de alta velocidade ligará as cidades de Miami e Orlando, dois dos maiores polos turísticos da Flórida — e quiçá dos EUA — a partir de 2023. Segundo a empresa Brightline, as obras para o percurso devem ser finalizadas ainda em dezembro de 2022.
No entanto, uma aguardada estação que constava no projeto original e foi anunciada em 2020, em Disney Springs — dentro do complexo Walt Disney World — não fará parte da linha, informou a Disney Parks ao “Orlando Business Journal”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A ligação entre Miami e Orlando é parte de um projeto de expansão da rota já existente entre Miami e West Palm Beach, passando por Fort Lauderdale e por Boca Raton, prestes a ser inaugurada.
A companhia, que acaba de receber um incentivo de US$ 15,9 milhões (R$ 85,7 milhões) do governo dos EUA, fez modificações nos planos para incluir ainda um novo destino: a cidade de Tampa, onde fica o complexo de parques Busch Gardens, operado pela SeaWorld.
Os visitantes dos parques da Disney ainda serão contemplados pelo novo trem, embora ele não deixe mais os passageiros dentro da Walt Disney World: da parada na International Drive, em Orlando, ele seguirá direto para Tampa.
“No fim do ano passado, recebemos pedidos de diversos líderes da comunidade para explorar alternativas de alinhamento para a nossa expansão planejada do Aeroporto Internacional de Orlando a Tampa. O plano original tinha uma única estação em Disney Springs. Junto a uma série de investidores, identificamos uma solução agora conhecida como o “Corredor do Raio de Sol”, que contempla duas novas estações e integra o serviço intermunicipal da Brightline com o SunRail, através de uma expansão de leste a oeste”, justificou na terça (28) o vice-presidente de assuntos corporativos da companhia, Ben Porritt, à emissora WPTV, filiada local da rede NBC.
O executivo ainda posicionou uma das estações no Centro de Convenções de Orange County e outra próxima a Disney Springs, mas fora das propriedades do Walt Disney World.
De acordo com o jornal Tampa Bay Times, o trem viajará a uma velocidade máxima de 200 km/h e deverá realizar o percurso entre Miami e Orlando em aproximadamente duas horas. Na estrada, o roteiro mais curto entre as duas cidades tem 380 km e é realizado, em média, em 3 horas e 45 minutos.
Seja o primeiro a comentar