Espanha e Reino Unido suspendem linhas ferroviárias devido a altas temperaturas

Um helicóptero de bombeiro coleta água de uma piscina para combater um incêndio florestal Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images
Um helicóptero de bombeiro coleta água de uma piscina para combater um incêndio florestal Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

CNN Brasil – A administradora ferroviária da Espanha, RENFE, suspendeu os serviços entre duas localidades no noroeste do país na manhã desta segunda-feira (18), devido a um incêndio próximo aos trilhos.

Imagens de mídia social filmadas de dentro de um dos vagões mostram um trem parado com passageiros preocupados ao se virem cercados por chamas dos dois lados do veículo.

A suspensão afeta todos os trens na rota Madrid-Galiza e ficará ativa até novo aviso da empresa.

CNN entrou em contato com a RENFE, mas não recebeu uma resposta imediata.

A empresa organizou uma rota rodoviária alternativa entre a estação de Zamora e Sanabria na região de Castela e Leão para passageiros cujos trens já haviam saído de suas estações.

“As ações empreendidas pela RENFE têm como objetivo manter a segurança do serviço e garantir a integridade dos passageiros”, disse em comunicado.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez informou nesta que mais de 70.000 hectares foram destruídos na Espanha por causa de incêndios este ano.

“70 mil hectares, para se ter uma ideia, é quase o dobro da média da última década. Até agora, tivemos 11 grandes incêndios este ano”, disse ele.

Quase todo o país enfrenta risco de incêndio, com muitas regiões agora classificadas como um nível “extremo” de calor, de acordo com a Agência Estatal de Meteorológica da Espanha (AEMET.)

Nesta segunda-feira, a Espanha enfrentou a oitava de uma onda de calor de mais de uma semana, que causou mais de 510 mortes relacionadas ao calor, segundo os últimos números do Instituto de Saúde Carlos III.

Reino Unido fecha linha principal da Costa Leste

Assim como a Espanha, o Reino Unido também anunciou que a linha principal de trem da Costa Leste será suspensa na terça-feira (19) em razão das altas temperaturas que atingem a nação insular.

Com o alerta vermelho para “calor extremo” do Met Office, a Network Rail decidiu fechar a linha para todos os locais entre Londres King’s Cross e York e Leeds.

Segundo a empresa, o calor extremo pode fazer com que o trilho se expanda, o que significa que ele pode dobrar e entortar, tornando inseguro o funcionamento de trem.

“Estamos avisando para não viajar na terça-feira, 19 de julho”, alerta o comunicado da Network Rail.

“O fechamento estará em vigor das 12h00 às 20h00 com um serviço de esqueleto funcionando pela manhã. Isso ocorre em meio a previsões de temperaturas recordes e à declaração de emergência nacional no início da próxima semana”, continua a nota.

De acordo com a empresa, as temperaturas estarão bem acima daquelas para quais a infraestrutura foi planejada.

“Pedimos que você planeje novamente sua viagem para outro dia sempre que possível ou obtenha um reembolso. As condições em outras rotas serão monitoradas de perto com possíveis alterações no serviço. Equipe de resposta adicional estará na rede para responder a incidentes, mas o calor também torna as condições de trabalho desafiadoras para eles”, acrescenta.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/espanha-e-reino-unido-suspendem-linhas-ferroviarias-devido-a-altas-temperaturas/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*