Há 110 anos a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré era inaugurada; veja fotos históricas

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi construída, em três fases, de 1871 a 1912, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim – Foto: Divulgação
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi construída, em três fases, de 1871 a 1912, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim – Foto: Divulgação

Diário da Amazônia (RO) – A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está completando 110 anos nesta segunda-feira (1º). A construção desta ferrovia foi símbolo da luta do homem em um ambiente inóspito, cercado de insetos transmissores de todo tipo de doenças.

De acordo com registros históricos a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi concluída em 30 de abril de 1912. E posteriormente inaugurada em 1º de agosto do mesmo ano. Para a época foi uma grandiosa obra.

Considerada uma verdadeira epopeia, devido às adversidades da selva amazônica, que ceifou a vida de mais de seis mil pessoas – segundo dados históricos. A obra de 366 quilômetros atraiu para região milhares de trabalhadores de mais de 50 países.

Apesar de ter 110 anos, a Estrada de Ferro só passou a ser considerada oficialmente Brasileira em 10 de julho de 1931. Antes disso, a ferrovia era Americana. Ou seja, há 91 anos passa a ser naturalizada brasileira.

A ferrovia é um verdadeiro mito fundador da cidade de Porto Velho (RO). A princípio, a EFMM foi construída em 1907 para ajudar no escoamento da borracha do Brasil à Bolívia.

Trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reparando trecho inundado pelo rio – Foto: Divulgação
Trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reparando trecho inundado pelo rio – Foto: Divulgação

Nesse sentido, o empreendimento é uma das memórias que ajuda a contar a história de Rondônia. De acordo com a Associação dos Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em 1912 também foi o ano que os preços internacionais do ouro branco conhecido com a borracha começaram a diminuir.

Ainda de acordo com a associação, a diminuição de preços tem ligação com nacionalização da EFMM em 1905. Então o governo faz uma nova negociação de concessão para construção e quem vence é um empresário brasileiro, o engenheiro Joaquim catrambi.

Em seguida ele vende para um Americano chamado Percival Farquhar – conhecido como louco. Ao comprar a concessão em 1907 ele dá o pontapé para construir a ferrovia dentro da Amazônia.

Dias atuais

Locomotiva de trem no complexo da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho – Foto: Prefeitura PVH
Locomotiva de trem no complexo da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho – Foto: Prefeitura PVH

Atualmente a revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré chega à fase final, restando apenas 10% restante dos trabalhos que já estão sendo executados. A previsão da conclusão das obras era até o fim da primeira metade deste ano.

Os trabalhos foram contratados pela Santo Antônio Energia (SAE), por meio de compensação financeira. A parceria foi firmada em dezembro do ano passado.

As intervenções contemplam a reforma da Estação Conforto, reforma do deck em madeira da orla, pavimentação da área externa, aquisição e instalação de bancos e lixeiras, paisagismo de áreas externas e instalações elétricas e dispositivos de iluminação.

Fonte: https://www.diariodaamazonia.com.br/ha-110-anos-a-estrada-de-ferro-madeira-mamore-era-inaugurada-veja-fotos-historicas/

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