
CNN Brasil – Famoso por sua opulência e por transportar importantes personalidades, entre membros da realeza e diplomatas, o Expresso do Oriente original está de volta.
Inaugurada em 1883, a icônica linha iniciou sua rota entre Paris e Istambul (Constantinopla na época) apenas alguns anos mais tarde, mas parou de operar definitivamente em 1977.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em 2015, 17 vagões da linha Nostalgie-Istanbul-Orient-Express foram redescobertos na Polônia e comprados pela companhia francesa de hospitalidade Accor, que agora pretende relançar o trem em 2024, a tempo das Olimpíadas de Paris.
De acordo com informações da empresa, o plano é transformá-lo em um verdadeiro hotel cinco estrelas sobre trilhos.
Os 17 vagões remontam às décadas de 1920 e 1930 e têm sido minuciosamente restaurados, apesar de terem sido encontrados em bom estado.
Entre eles estão 12 vagões-dormitório, um restaurante e três lounges, que carregam um estilo art déco do final do século 19. Os vagões encontrados ainda mantinham ricos detalhes em marchetaria e painéis de vidro da marca Lalique. Confira imagens dos vagões encontrados na Polônia:





Os novos vagões incluirão suítes com banheiros próprios e um carro dedicado à apresentações e eventos. Eles estão atualmente sendo reformados pelo arquiteto parisiense Maxime d’Angeac, que ressaltou à CNN Travel que renovar carruagens centenárias não é tarefa fácil.
Segundo o arquiteto, os interiores são menores do que os viajantes de hoje esperam, mas os aspectos históricos devem ser preservados. Também é preciso incorporar confortos modernos e segurança.
“Nossa intervenção deve ser atemporal”, disse d’Angeac à CNN Travel.
Itinerários ainda não foram confirmados, mas é esperado que a rota principal seja a clássica viagem entre Paris e Istambul.
A Accor usa o nome Orient Express sob licença da SNCF, o serviço nacional de trens da França.
Para 2024, outro projeto da empresa ligado ao Expresso do Oriente ganhará os trilhos: é o Orient Express La Dolce Vita, linha que celebrará os anos 1960 e 1970 da rota ao passar por diversas cidades e países europeus.
Atualmente, já há em operação a linha Venice-Simplon-Orient-Express, operada pela rede de luxo Belmond e que possui diferentes rotas pela Europa em determinados meses – a mais tradicional é entre Veneza e Londres. A linha, porém, é mais uma homenagem ao clássico Expresso do Oriente.
Seja o primeiro a comentar